Em muitos momentos, nosso poder de convencimento é testado, como em campanhas, reuniões estratégias, discursos de vendas de produtos, entre outros. Por isso, é normal buscar técnicas de persuasão que ajudem a melhorar sua atuação.
Essas técnicas não tem o objetivo de prejudicar ou manipular pessoas, mas sim ajudá-las a satisfazer suas necessidades e desejos. Afinal, é com as técnicas de persuasão de vendas que resolveram os problemas dos clientes.
Logo abaixo, explico sobre todas as técnicas e como elas ajudam a aumentar nosso poder de influência. Leia esse artigo até o final, para se tornar um gestor mais eficaz.
Qual é a importância das técnicas de persuasão?
As técnicas de persuasão são os modelos de comportamento que ajudam a nossa comunicação ficar mais influente ou convincente. Portanto, aumentando as probabilidades de um interlocutor acreditar no que estamos transmitindo.
Abaixo, você algumas dessas técnicas na prática, como:
- Oferecer alguma coisa no primeiro momento e utilizar a reciprocidade como sua ferramenta;
- Colocar algum produto na condição de escassez;
- Usar o discurso de autoridade, como por exemplo opinião de especialistas ou dados;
No entanto, é muito importante saber se comunicar com mais eficiência. Utilizando por exemplo, a empatia, oratória, assertividade, storytelling, que são elementos com poder de influência e convencimento sobre as pessoas.
Empatia
A empatia é simplesmente a capacidade de você se colocar na perspectiva de outra pessoa. Dessa maneira, entendendo seus desejos, razões e necessidades.
Oratória
É o domínio da expressão não verbal e verbal usado para chamar a atenção, influenciar e convencer as pessoas.
Assertividade
Com a assertividade conseguimos desenvolver diálogos honestos e claros diariamente, realizando uma comunicação mais consciente e também capaz de alcançar nossos objetivos.
Storytelling
Por fim, o storytelling tem como foco deixar o discurso mais cativante e envolvente, logo gerando identificação com as pessoas.
Todas essas soft skills terão um peso diferente em cada função como, profissionais de marketing digital, vendedores, lideres, gestores, por exemplo.
Vantagens de aplicar as técnicas de persuasão no seu negócio
Utilizar as técnicas de persuasão poderá trazer diversos benefícios para o seu negócio. Além disso, ajudará nos processos organizacionais do seu negócio online, e também na gestão de pessoas.
Buscar sempre satisfazer necessidades e desejos
Utilizando a empatia para conseguir entender as necessidades e os desejos, conseguirá resolver os problemas dos seus clientes que se alinhem aos seus interesses. Afinal, o poder de convencimento aumentará o interesse dos seus clientes sobre seu produto, permitindo a satisfação de todos eles.
Conseguir gerar engajamento
Em segundo lugar, seu público-alvo se sentirá mais engajado e motivado ao longo do tempo ao ser convencido, e não forçado, a fazer alguma coisa.
Vender os produtos e serviços
As técnicas de persuasão ajudarão nas diversas situações de convencimento que surgirão no seu negócio. Por exemplo, nas campanhas de marketing, apresentações profissionais, entre outros.
Melhorar seus resultados
Uma comunicação eficaz também ajudará os seus resultados nos processos do seu negócio. Aumentar suas vendas de produtos e serviços, ganhar patrocínios para futuros projetos, entre outros.
Conclusão
Por fim, sempre busque aprimorar suas técnicas de persuasão e convencimento. Mesmo você tendo um dom natural para se comunicar com os outros, procure sempre uma evolução.
Como já foi falado, essas técnicas podem ser transformadas em modelos de comportamentos, e esses modelos podem ser aprimorados e aprendidos por qualquer um. Dessa maneira, elas farão toda a diferença na sua carreira profissional, principalmente nas posições de gestão e liderança.
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