Primeiramente, quero propor uma tarefa especial para você: pegue sua lista de metas para 2022 e analise todas elas. O que você listou? Quer fazer um curso novo? Organizar organizar melhor sua vida financeira? Quer emagrecer? E quantas dessas metas você conseguiu realizar ou pelo menos colocou em prática? Logo, você vai entender o conceito de microrresoluções.
De acordo com Caroline L. Arnold, escritora de Pequenas Atitudes, Grandes Mudanças (um excelente livro!), 90% de todas nossas resoluções de ano novo sempre fracassam. Portanto, o principal motivo é fácil de entender: muitas pessoas estão acostumadas a listar suas metas de uma maneira abstrata, sempre de olho no resultado e nunca no caminho que deverá percorrer até alcançar os seus objetivos.
O que são microrresoluções?
A própria Caroline que propõe a ideia de microresoluções, que são todos os compromissos que você assume consigo mesmo quando deseja alcançar um objetivo ou mudar de padrão de comportamento. Ao contrário do “ser” esse ideia foca no “fazer, ou seja, você deixa de encerar suas metas de forma abstrata, que parece muito mais difícil de alcançar ou de repente não acontece na velocidade que gostaria(então, você acaba desistindo), e começa a focar em pequenas tarefas, que somadas te levarão a alcançar o seu objetivo.
A grande vantagem de realizar pequenas(ou micro) tarefas é que elas são muito mais fácies de executar. Por exemplo, quando você criou sua lista e colocou que gostaria de perder peso nesse ano, você diminuiu o consumo de frituras, refrigerantes e doces da sua alimentação, e também decidiu andar de bicicleta todos os dias. A ideia é de se empenhar ao máximo para conseguir alcançar o resultado estimado em curto período de tempo. Mas quanto mais essa meta exigir de você, menos você irá se dedicar para se manter no caminho certo.
Como funcionam as microrresoluções na prática?
As microrresoluções funcionam de forma diferente. Se o sua meta é perder peso, você deve começar praticando apenas uma microrresolução, de maneira sólida e consistente, por um período determinado de tempo. Dessa maneira, ela se tornará parte da sua rotina e você começara a trabalhar no piloto automático.
Um belo exemplo de microrresolução que você pode começar é “substituir o refrigerante por uma água de cocó”. É algo muito simples e também fácil de executar e se você se concentrando em uma única tarefa possível, assim, você terá mais chances de focar nela. A partir do momento em que começa consumir algo natural e deixa de consumir refrigerante, você pode criar outra microrresolução. Desse modo, a próxima pode ser “deixar de comer fritura” e quando você para de consumir as frituras e você não sentir faltas delas, você pode criar a terceira microrresolução, como “andar de bicicleta 30 minutos por dia”.
São pequenas atitudes realizadas que no futuro vão te levar a fazer grandes mudanças.
Como essa ideia pode conseguir te ajudar a mudar de hábitos
O que você precisa entender é que você não pode dar um passo maior do que pode dar. Crie microrresoluções possíveis de executar e realistas e sempre mantenha o foco nelas. Basicamente, você trabalhará para mudar um padrão de comportamento por vez, para alcançar seu principal objetivo. Quando você começar a mudar seus hábitos e ver o bem que faz, você terá mais foco ainda para atingir suas metas.
Por fim, espero que você tenha gostado da minha dica de produtividade de hoje. Agora basta encarar a sua lista de metas e criar microrresoluções para conseguir alcançar todos os seus objetivos.
- Continue lendo: 5 estratégias para melhorar sua gestão de tempo
Sobre o Autor
0 Comentários