Antes de tudo, fazer muitas coisas ao mesmo tempo não te torna mais produtivo. Temos a crença de quanto mais coisas fizermos por dia melhor. Desse modo, acreditamos que fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode aumentar nossa produtividade no trabalho.

Porém, quando fazemos diversas coisas ao mesmo tempo, acabamos realizando ao mal feito e, assim, não conseguimos bons resultados em algumas tarefas.

Se você já ouviu falar do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção de Hiperatividade), provavelmente você conhece seus sintomas que incluem dificuldade de concentração, má gestão de tempo, impulsividade, problemas de priorização e etc. É muito desgastante para as pessoas que lutam para superá-lo.

No local de trabalho, existe algo muito generalizado e semelhante assolando as empresas, e usa o rótulo bastante inocente de multitarefa. Embora, pretenda ajudar no aumento da eficiência, em muitos casos, a multitarefa apenas aumenta a ocupação das pessoas e, assim, acaba diminuindo sua produtividade.

 

produtividade no trabalho

 

O que é multitarefa?

Multitarefa é o ato de realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo (ou durante um período de trabalho) em nome da superficiência.

Por exemplo, você consegue falar com um cliente no telefone, enquanto está preenchendo um formulário para um órgão regulador no notebook, e também está digitalizando recibos para enviar um relatório de despesa?

Toda essa atividade pode proporcionar uma sensação de realização , mas na verdade, é improdutiva. A multitarefa faz com que os funcionários realizem várias tarefas simultaneamente.

Portanto, isso acaba resultando em respostas imprecisas de mensagens, compreensão incompleta e, portanto, resultam em rachaduras de informações.

Como a Multitarefa prejudica a produtividade no trabalho

Estudos comprovam que nossa produtividade no trabalho no trabalho pode diminuir consideravelmente quando nós tentamos fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Dessa maneira, realizando a multitarefa prejudicará a memória de trabalho.

Quando nós somos interrompidos no meio de uma simples tarefa, pode demorar até 25 minutos para que possamos nos concentrar novamente, para terminar a tarefa.

O interessante é se concentrar apenas em uma tarefa e fazê-la bem, para depois você partir para outra tarefa, pois assim, você consegue realizar todas com excelência.

 

3 artigos para você

 

A solução para aumentar a produtividade no trabalho

Realizar diversas tarefas em um dia é bom, né? Mas você não precisa realizas todas elas ao mesmo tempo. A solução é bem simples: basta você estabelecer horários determinados para fazer cada atividade e focar em uma por vez.

No seu planner, liste todas as suas atividades, com os horários para começar e terminar, e também só comece uma nova tarefa se completar a anterior. Logo, você garantirá mais foco no seu trabalho e também aumentará sua produtividade.

Abaixo listei algumas dicas para aumentar sua produtividade no trabalho.

 

1 – Acorde cedo

Acordar mais cedo permite que você realize os trabalho mais importantes nas primeiras horas do dia. Sendo assim, você terá sua tarde para descansar e realizar cursos para melhorar seu desenvolvimento pessoal.

Para acontecer isso, exigirá bastante disciplina profissional, mas é uma ótima estratégia para aumentar a produtividade.

 

2 – Busque desativar as notificações do seu celular para aumentar a produtividade no trabalho

O celular pode prejudicar sua produtividade se não usá-lo corretamente. Pois, com inúmeras plataformas e aplicativos podem tirar sua atenção ao longo do dia.

Uma simples mensagem pode virar uma longa conversa. Dessa maneira, busque monitorar o tempo usado no celular diariamente.

Por isso, o recomendado é desativar todas as notações de aplicativos que possam te distrair durante o trabalho e mexer no celular somente quando for necessário.

 

3. Organize o ambiente de trabalho

Se a sua mesa onde trabalha estiver desorganizada, pode influenciar diretamente na sua produtividade diária.

Portanto, procure deixar o seu ambiente de trabalho sem poluição visual e limpo, para ter mais foco para concluir as tarefas. Dessa maneira, você evitará perder tempo em meio a pastas, papéis e objetivos.

 

4 . Procure focas nas tarefas para aumentar a produtividade no trabalho

Mantenha o seu foco nas tarefas e não gaste sua energia com outros problemas que não pode resolver.

Muitas as vezes, amigos e parentes pedem sua ajuda durante o dia para alguma situação. Mostre a eles que você precisa se concentra no seu trabalho para conseguir bons resultados.

Quando você finalizar todas as atividades, poderá dar atenção aos seus amigos e parente.

 

5. Utilize métodos

Além da metodologia Pomodoro que buscar controlar o tempo, você pode utilizar outras formas para aumentar sua produtividade.

Por exemplo, você terá uma reunião importante amanhã. Então hoje, procure enviar a pauta dos assuntos abordados na reunião e peca para que todos os participantes leiam todo o conteúdo com atenção.

Desse modo, todos chegarão preparados para reunião e poderão esclarecer todas as dúvidas com objetividade.

 

6. Pratique exercícios para aumentar a produtividade no trabalho

É muito importante manter uma rotina de atividade física. Além de fortalecer seus músculos e auxiliar na circulação sanguínea, realizar exercícios estimulará o cérebro e liberará hormônios que ajudar no auxiliar do aumento da memoria, da concentração e ainda por cima reduz o estresse.

Outra coisa importante é manter sua alimentação saudável para ajudar a “turbinar” o cérebro. Nozes, peixes, folhas verdes, grãos auxiliar na memoria e na circulação sanguínea.

 

Não posso ser multitarefa NUNCA?

É claro que sim, mas se você for caminhar ouvindo um podcast ou conversando com alguma pessoa ao lado não terá nenhum prejuízo. Nesse artigo, descrevo sobre as atividades que precisam de concentração para ser realizadas e tomadas de decisão.

Ou seja, todas as tarefas que podem bastante afetadas quando forem interrompidas. Fica muito mais difícil escrever um artigo de um blog conversando com alguém no lado.

 

E fico por aqui! E você, está sendo multitarefa atualmente? Já sentiu que ser multitarefa está afetando a completamente sua produtividade também?

 

Sobre o Autor

Vinicius Lima
Vinicius Lima

Meu nome é Vinicius Lima. Atualmente, sou Assessor de Investimentos credenciado á XP Investimentos. Sou formado em Marketing pela Estácio de Sá e no momento estudo Gestão Financeira pela UNIP.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo é protegido!!
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Como posso ajudar?