Nós fomos ensinados desde quando éramos criança que precisávamos terminar o colégio, fazer uma faculdade, conseguir um emprego e se aposentar pelo INSS.
Mas nunca nos ensinaram a como juntar ou investir nosso dinheiro, portanto isso é um problema para muitos brasileiros que só sabem gastar, vivendo a vida como não houvesse amanhã.
De acordo com uma pesquisa realizada pela CNC, os percentuais de famílias inadimplentes subiram de 77,1% para 77,5%, de março para abril de 2025. Dessa maneira, muito mais da metade dos brasileiros estão endividados.
Se os brasileiros não entenderem os pilares da educação financeira, logo a cada dia que passa esse número vai aumentar com o tempo.
Leia até o final para entender como funciona a educação financeira.
O que é Educação Financeira?
A Educação Financeira é a forma como você pode melhorar a relação com seu dinheiro, através de hábitos saudáveis, seja no ambiente comercial, familiar ou empresarial.
Com ela, você consegue realizar escolhas mais planejadas e conscientes, seja para se organizar financeiramente entendo suas despesas fixas e variáveis, fazer compras de vez em quando, viajar com a sua família, construir seu patrimônio e muito mais.
Quais são os pilares da educação financeira?
Na minha concepção, existem 3 pontos que você precisa entender sobre a educação financeira que são:
- Possuir um trabalho: sem trabalho nos não conseguimos pagar nossas contas e investir pensando no futuro;
- Ter uma vida simples: entendendo seus gastos mensais para se organizar financeiramente e não gastar seu salário todo;
- Investir todos os meses: aplicar todos os meses seu dinheiro no mercado financeiro, visando alcançar seus objetivos;
Como se organizar financeiramente e sair das dívidas com a educação financeira?
Existem hábitos saudáveis que você precisa colocar em prática para conseguir se organizar financeiramente através da educação financeira, que são:
1. Conheça todas as suas dívidas:
Identifique quais são suas dívidas, quem você está devendo, os valores das dívidas, os juros e os vencimentos das dívidas.
2. Entenda seus gastos colocando-os numa planilha:
Você pode usar planilhas financeiras, cadernos ou aplicativo para anotar suas despesas, tanto fixas quanto variáveis. Portanto, foque em anotar suas contas para entender para onde está indo seu dinheiro.
3. Crie um orçamento mensal:
Precisa saber quanto você pode gastar no mês para não se endividar, para assim criando metas e pagar suas dívidas.
4. Corte gastos desnecessários:
Verifique para onde está indo seu dinheiro e comece a cortar coisas desnecessárias, como assinaturas que não usa ou compras por impulso.
5. Procure ajuda de um profissional da área:
Se for necessário, procure orientação de um educador financeiro para ter estratégias personalizadas e dicas financeiras. Dessa maneira, mudará sua mentalidade financeira.
6. Revise seus gastos todos os meses:
Acompanhe seus gastos entre fixos e variáveis, realizando ajustes conforme for necessário para garantir que você está no caminho correto para fugir das dívidas.
7. Tenha uma reserva de emergência:
Você precisa ter um dinheiro investido para lidar bem com imprevistos que acontecem em nossas vidas. Além disso, pensando em outros objetivos para o futuro.
Conclusão
Agora que você sabe como começar a realizar sua organização financeira através da educação financeira, porém não deixe o tempo passar e realize o quanto antes.
Além disso, se você quiser entender como funciona o mercado financeiro para começar a investir seu dinheiro, mas se quiser conhecer meu e-book manual do investidor iniciante basta clicar aqui.
Portanto, corrá atras hoje para usufruir amanha com segurança!
Sobre o Autor
0 Comentários