Você já recebeu uma amostra de algum produto e você sentiu a obrigação de comprar ele? Esse é o famoso gatilho da reciprocidade.

Contudo, esse gatilho é bastante usado em lojas de cosméticos e supermercados. Portanto, eles usam para vender seus produtos físicos.

Sendo assim, essa é uma ótima estratégia de Marketing Digital para aplicar e vender mais.

Nesse post, você vai aprender o que é e como usar o gatilho da reciprocidade. Além disso, vou lhe mostrar exemplos para que você possa se inspirar e criar seus próprios.

 

 

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O que é gatilho da reciprocidade?

Primeiramente, esse é um gatilho que tem como objetivo ativar a emoção de uma pessoa. Ele impacta tanto que pode influenciar na tomada de decisão da pessoa.

Entretanto, essas emoções que serão ativadas podem ser negativas ou positivas, como o medo ou a alegria.

Com o bombardeio de informações diárias, um forma de se destacar dos outros é utilizando esse gatilho para vender mais.

Os gatilhos mentais influenciam as pessoas a fazerem uma ação. Esses ações podem ser realizar uma compra, baixar um e-book gratuito, preencher um formulário e assim vai.

Os gatilho são acionados pela expressões ou palavras persuasivas, que acionam as emoções esperadas por você.

Existem diversos gatilhos mentais, como:

  • Prova social
  • Autoridade
  • Escassez
  • Afinidade

 

 

Como o gatilho da reciprocidade é definido?

O gatilho da reciprocidade é um estimulo que o cérebro recebe por meio de gestos, expressões e palavras. Assim, despertam emoções capazes a nos fazer realizar uma ação.

Em marketing, esse gatilho é muito utilizado para vender mais, oferecendo algo que agregue valor ao público. Um exemplo de um curso de Marketing é um aula experimental.

Afiliados e produtores utilizam bastante essa estratégia para oferecer algo de valor para o lead. O lead gostando desse produto oferecido “gratuitamente”, fica mais fácil de virar um cliente.

O que você pode oferecer para seus leads:

  • E-book
  • Infográficos
  • Planilhas
  • Podcasts
  • Arquivos de blog

Sendo assim, se você entregar um conteúdo que vai solucionar o problema ou tirar as dúvidas do seu público, eles vão dar valor para isso. Então, futuramente quando você oferecer um produto pago, eles ficam na “obrigação” de retribuir o seu favor.

Com essa estratégia, a sua audiência fica completamente agradecida. Assim, ela quer retribuir o que você fez anteriormente de graça.

Mas claro, você precisa sempre ser honesto e criar um conteúdo de qualidade, para que isso tudo aconteça.

Antes de pensar em vender, pensa em ser diferente dos outros e tornar seu publico especial com seus conteúdos.

 

 

Como posso vender usando o gatilho da reciprocidade?

 

Para que tudo ocorra conforme o esperado e o gatilho funcione. Você precisa saber transmitir a mensagem que deseja.

Por isso, é importante pesquisa sobre sua audiência antes de criar qualquer estratégia. Veja o que seu publico precisa, como ele se comunica para assim saber o que realmente precisa oferecer.

Portanto, estude a sua persona, veja suas dores e seus desejos.

Além disso, você pode aplicar a técnica de copywritting juntos com o gatilho. Assim, você vai conseguir persuadir mais ainda seus futuros clientes.

 

Alguns exemplos de gatilhos da reciprocidade

Você já sabe o que é e como fazer aplicar um gatilho da reciprocidade. Agora, você vai ver alguns exemplos para te dar ainda mais ideias, para que possa criar os seus.

 

Amostra grátis

Essa é a forma mais simples e antiga de usar esse gatilho. Quem nunca pegou alguma amostra grátis de perfume no shopping?

Essa estratégia traz muitos resultados, que as pessoas compram os produtos que provaram como forma de gratidão para pessoa que ofereceu.

Outra coisa importante, você pode aplicar essa estratégia para infoprodutos também. Nao precisa aplicar apenas para vender produtos físicos.

Já te ofereceram aulas de marketing digital grátis de professores renomados na área?

Eles estão te aplicando a estratégia de reciprocidade. Eles querem gerar valor com seu produto gratuito, para que você tenha interesse para ver como é o produto pago.

Existem diversos exemplos como ferramentas online com apenas algumas funções liberadas, as primeiras página de um E-book e assim vai.

 

Material Gratuito

Nao fique com medo de oferecer um pouco do seu serviço ou produto que quer vender. Assim, os clientes conseguem um pouco do seu produto e ficam mais interessados.

Com isso, você mostrar que domina sobre o assunto e vira uma autoridade no nicho. Portanto, seus seguidores tem mais confiança para realizar uma compra com você.

Gere valor para seus futuros clientes e nunca deixe de entregar conteúdo de valor gratuito. Mas claro, nao entregue tudo e deixe eles “com o gostinho de quero mais”.

 

Redes Sociais

Uma ótima forma de entregar conteúdo de valor é criando posts nas suas redes sociais.

Crie uma caixa de mensagem na story tirando as dúvidas dos seus seguidores. Procure sempre responder todas as perguntas de forma personalizada.

Entregue conteúdos de valor na feed, responda todos os comentários dos seguidores e os façam se sentirem especiais.

 

Conclusão

Nesse post, você acabou de ver o que é e como usar o gatilho da reciprocidade. Se você é um afiliado ou um produtos, utilize ele para gerar mais conversões.

Esse gatilho funciona de uma forma acumulativa, pois, você gera valor para um pessoa e ela compra o produto com você. Ela pode falar bem de você para uma amiga, a amiga conhecendo seu produto pode comprar também e assim vai.

Você tem que deixar um pensamento na cabeça do seus futuros clientes que é “se ele oferece isso tudo de forma gratuita, imagina o curso pago”.

Foi com essa estratégia que conheci no curso MDU – Mapa do Dinheiro Urgente da Bruna Siqueira e consegui bons números. Ela já ensinou mais de 130 mil pessoas e hoje muitos ganha uma boa renda na internet. Quer conhecer mais o curso, clique aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

Vinicius Lima
Vinicius Lima

Meu nome é Vinicius Lima. Atualmente, sou Assessor de Investimentos credenciado á XP Investimentos. Sou formado em Marketing pela Estácio de Sá e no momento estudo Gestão Financeira pela UNIP.

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