Uma ótima gestão de tempo pode transformar a vida de muitas pessoas, como a sua. Dessa maneira, você não vai deixar as tarefas acumular e vai mais sobrar tempo para você.
Algo que perturba a cabeça das pessoas é a organização do tempo, ou ainda melhor, a falta de tempo para conseguir fazer tudo que deseja.
Mas você já pensou que essa falta de tempo é uma má administração dos seus afazeres e também uma sobrecarga das suas atividades?
Agora observe: quantas pessoas você admira e acha-a altamente produtiva?
Diversas vezes conhecemos histórias de pessoas que tiveram muitas conquistas, e nos perguntamos:
Como alguém pode conquistar isso tudo, se eu mal consigo dormir 8 horas por dia?
Se este for o seu caso, leia esse artigo até o final que eu vou te ajudar a montar e colocar tarefas diárias simples, que irão te ajudar na gestão de tempo e produtividade com muita sabedoria.
Primeiramente, você precisa saber que atitudes simples vão te ajudar a gerenciar o seu tempo, transformar a sua rotina, e aumentar a sua produtividade diária.
Você está pronto para toda essa transformação?
O que é gestão de tempo?
Antes de tudo, eu preciso te explicar o que é gestão de tempo no trabalho, para depois partimos para todas as etapas de organização de tempo e melhora da produtividade.
Conseguir administrar seu tempo é uma tarefa simples, que vai desde o planejamento até a execução.
Você pode organizar essas tarefas da sua maneira, diariamente, semanalmente ou até mesmo mensalmente.
O importante é saber quanto tempo você leva para realizar uma tarefa da sua lista. Sendo assim, você consegue se organizar melhor para executá-la com mais calma, sem sobrecargas.
Quer aprender um pouco mais sobre o que é gestão de tempo? Dê uma olhada no artigo abaixo:
Qual é a importância da gestão de tempo para o seu trabalho?
Uma boa gestão de tempo vai te ajudar a ser mais produtivo. Além disso, ela ajudará a motivar mais a sua equipe e, assim, estimular a terem melhores desempenhos em grupo. Isso porque, tendo um dia mais organizado, você consegue se planejar melhor, além de estar mais próximo da rotina dos seus companheiros de trabalho, entendendo todas as suas dificuldades e ajudando-os a resolvê-las.
Mais tempo também vai te ajudar a ter conseguir pensar com mais calma em novas soluções, pesquisar novos mercados e produtos, ser mais criativo, conseguir antecipar suas atividades, realizar mais cursos e focar melhor nos seus negócios.
Essa distinção entre urgente e importante é a chave para priorizar seu tempo e sua carga de trabalho, seja no trabalho, em casa ou nos estudos.
Saber distinguir o importante e o urgente é a peça chave para saber em que priorizar sua carga de trabalho e seu tempo, seja no trabalho, nos estudos ou em casa.
Organizando melhor o tempo, você também consegue administrar a pressão e as metas do seu trabalho. Com isso, evitará realizar muitas horas extras e conseguirá descansar melhor.
De acordo com estudos realizados, 82% das pessoas do mundo não tem um sistema de gerenciamento de tempo.
Como fazer a gestão de tempo?
Quando se pensa em realizar uma administração de tempo eficaz e melhorar a produtividade, o que vem na cabeça é ter um aplicativo gerenciador de tempo.
Existem diversos aplicativos como Trello, Evernote, Google Keep, entre outros.
Contudo, se você deseja transformar a sua rotina, o principal é ter disciplina com os pontos que irei abordar a seguir.
1 – Metas
Em primeiro lugar, o mais importante para ter uma boa gestão de tempo e também uma boa gestão de vida é traçar metas.
Tratando-se mais especificamente na administração de tempo, você pode tornar como metas todos os seus objetivos das semanas ou do mês.
Um exemplo: vamos imaginar que você precisa entrar o seu TCC na faculdade
Sua meta é finalizar o seu TCC
Agora entenda, não vai adiantar você querer realizar toda a sua meta em dia, ou em até uma semana. Sendo assim, você precisa saber quais são os passos que precisam ser seguidos para alcançar o seu objetivo final.
Para ter sucesso, você precisa saber sobre o segundo passo. Mas lembre-se, você pode ter diversas metas em um curto período de tempo. O importante é você saber que todas elas precisam ser divididas em tarefas menores para que sejam finalizadas com mais facilidade, sem sufocar todos os seus dias.
2 – Planejamento
Em segundo lugar, você precisa se planejar. Este passo é onde são divididas todas as metas.
Desse modo, utilizando o exemplo do TCC novamente, você precisa entender o que é necessário ser realizado para terminar o TCC em 2 meses, como:
- Pesquisa
- Produção
- Revisão
Dividindo, assim você consegue encontrar metas menores a serem realizadas. Por exemplo: numa semana você faz a pesquisa, na outra semana você faz a produção e, assim por diante.
Em seguida, você pode definir a quantidade de horas que se dedica por semana para realizar as atividades. Além disso, você também pode planejar todas as suas atividades diárias.
O importante é definir o que você está buscando dentro do seu dia ou da sua semana. E claro, ter consciência do tempo que cada atividade pode te ocupar durante seu dia.
Contudo, você não consegue realizar um TCC em um dia, ter noção da duração de tempo de cada atividade é o principal objetivo para conseguir administrar seu tempo de forma eficaz.
3 – Lista de tarefas
Para conseguir organizar melhor seu dia e o seu tempo, você precisa acompanhar tudo que está sendo realizado, e o que falta ainda fazer. Caso contrário, todo seu planejamento pode ter sido em vão.
Dessa maneira, antes de começar seu dia você precisa criar uma lista de tarefas diárias. Acompanhe tudo que já foi feito e risque da sua lista.
Essa atitude simples vai fazer com que você entenda o tamanho de toda sua produtividade, não fique sobrecarregado e também verá tudo que já foi concluído.
Para facilitar sua vida, você pode utilizar um planner para organizar melhor suas tarefas.
4 – Multitarefa
Nessa quarta etapa é um lembrete para você lembrar todos dias: não seja multitarefa.
Não acredite que você pode responder e-mail, atender o telefone, trabalhar enquanto olha todas as mensagens que enviaram para você no celular.
Realizar atividades ao mesmo tempo resultam em atividades mal concluídas e também em um cansaço mental.
5 – Consumo de informações
Por fim, encontramos o consumo de informações, com ele, você pode se atrapalhar bastante na administração do tempo de duas formas.
Em primeiro lugar, pelo simples fato de perder horas navegando no seu celular sem nenhum objetivo. Por mais legal que isso seja, é importante você estabelecer um limite de horas para navegar, seja na sua rede social que gosta mais, jogos ou troca de mensagens.
Sabemos que minutos se transformam em horas, quando estamos fazendo algo que gostamos ou que nos entretém.
Em segundo lugar, o consumo de informações em excesso pode te atrapalhar ao longo do dia.
Receber diversos estímulos durante um curto período de tempo, pode te deixar distraído e além disso, com um cansaço mental.
Dessa maneira, evite consumir muito conteúdos ao longo dia, pois, assim você conseguirá racionar melhor para cumprir suas tarefas.
Reserve um tempo nos seus finais de semana para ver esses conteúdos, que tenho certeza que os dias e os processos vão fluir melhor.
- Veja também: 10 dicas para ter o dia produtivo e feliz
Conclusão
Esse é o processo para conseguir realizar uma melhor administração de tempo. Perceba que a maioria deles envolve planejamento, então sempre fique atento para não ficar muito tempo planejando e não pouco tempo executando as tarefas.
Para realizar a criação das listas de tarefas e planejamento diários, tente gastar no máximo 15 minutos.
Espero que esse artigo tenha ajudado a perceber que simples atitudes podem mudar todo o processo. E também que você consiga administrar todo o seu tempo com mais sabedoria.
Se caso você tenha alguma dúvida sobre o conteúdo ou uma sugestão, pode deixar nos comentários que tiver todo o prazer de responder.
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4 Comentários
Parabéns obrigada pela preciosa informação.
Muito obrigado!!
Parabéns pelo conteúdo top
Fico feliz que tenha gostado!!