viralizar no Reels

 

Com a disputa por clientes nas redes sociais, o Instagram tem aumentado o alcance orgânico. Quem está criando conteúdos de vídeos está conseguindo viralizar no Reels do Instagram com mais facilidade.

Portanto, investir nesse formato de conteúdo é conseguir potenciais clientes. Afinal, o Instagram ao passar do tempo está se tornando uma rede social de vídeos.

Atualmente, o alcance orgânico do Instagram teve uma queda, graças ao seu algoritmo. Está mais difícil para os criadores de conteúdos e marcas terem o engajamento de novos seguidores, afinal, como qualquer outra rede social, o Instagram ganha dinheiro com os anúncios.

 

Nesse post, você irá entender:

  • O que é Reels e sua importância para o crescimento do seu perfil?
  • Como o Reels pode te ajudar a crescer sua audiência organicamente?
  • O que não fazer para ter mais chances de seu Reels ser recomendado?
  • O que fazer para viralizar no Reels?

Vamos aprender?

 

O que é o Reels e sua importância para o crescimento do seu perfil?

 

O Reels é um formato de conteúdo, onde você cria vídeos curtos no Instagram. Foi criado com intuito de competir com o TikTok, Kwai, YouTube Shorts. A duração máxima dos vídeos é de 60 segundos e você pode utilizar diversos recursos de edição, como áudios, filtros, recorte e outros.

Existem alguns lugares específicos, onde podem aparecer seus Reels depois de publicado, como no Explorar, no feed dos seus seguidores e na aba de descoberta de vídeos. Porém, é na aba de descobertas que iremos focar para conseguir viralizar um Reels.

Nos dias de hoje, os vídeos são os conteúdos do momento. De acordo com o site Invideo, o consumo de conteúdo sem formato de vídeos está aumentando ao longo dos anos. Afinal, segundo estudos, 90% dos usuários relatam que ver um vídeo sobre um produto é útil no processo de decisão.

 

Como o Reels pode te ajudar a crescer a sua audiência organicamente?

 

Primeiramente, você precisa saber como poderá crescer seus seguidores de forma orgânica, sem precisar investir em anúncios. Para depois entender como viralizar no Reels.

E agora que entra a aba de descoberta de vídeos do Instagram: com ela, você os seus Reels podem viralizar e serem recomendados para outras pessoas que não te seguem.

Portanto, criando vídeos da maneira correta, tem grandes chances de conseguir novos seguidores e potenciais clientes.

Além disso, a vantagem dos Reels é que tem uma vida útil mais longe, ou seja, ao contrário dos seus posts do feed que às vezes não conseguem um bom engajamento depois que você posta, os Reels podem viralizar muito tempo depois de serem postados.

Contudo, não delete seus Reels mesmo se ele não tiver um bom alcance, pois, ele ainda pode trazer muita visualização mais pra frente.

 

O que não fazer para ter mais chances de viralizar no Reels?

 

De acordo com um post feito pelo Instagram de boas práticas no Reels, seus vídeos terá menos chances de serem recomendados se tiver:

  • Baixa qualidade, sempre busque fazer seus Reels em lugares iluminados e limpar a lente antes de realizá-los;
  • Marca d’água de outros apps, como TikTok, Kwai, entre outros;
  • Bordas, se não for feito no formato certo para Reels;
  • A maior parte do vídeo coberto por texto;

 

 

O que fazer para viralizar no Reels?

 

Bom, agora que você já sabe o que é Reels, como ele pode te ajudar a conseguir seguidores organicamente e o que você não pode fazer para criar seus vídeos. Agora você precisará aplicar estratégias para ter sucesso com o Reels.

As próximas dicas não irão te garantir ter todos os seus vídeos viralizados, mas irão aumentar suas chances de conseguir resultados melhores que esteja conseguindo no momento.

Dessa maneira, abaixo eu vou mostrar o passo a passo de como viralizar no Reels:

 

1 – Busque identificar as dores da sua audiência para viralizar no Reels

Primeiramente, você precisa entender o que sua audiência consome e assiste. De nada adiantará se você criar um vídeo de dança, se seu nicho é de marketing digital.

Portanto, pense:

  • Para qual nicho de mercado estou produzindo meus conteúdos?
  • Quem é meu público-alvo?
  • Quais são os problemas, dores, motivações e frustrações do meu público?
  • Qual é a solução para tudo isso? e como posso transformar em conteúdo de valor?

 

2 – Procure investir nos formatos de Reels populares

Para conseguir fazer um Reels viral, é necessário estudar quais os formatos estão dando certo no Instagram. E eles são:

  • Reels de humor;
  • Reels educativos (listas, tutoriais);
  • Challenges.

Dentre todos esse formato, o que verifiquei que engaja mais é Reels de humor. Afinal, as pessoas entram nas redes sociais para se divertir e se entreter.

Mas claro, você não precisa fazer dancinhas para viralizar. Pesquise no Instagram referências de Reels de humor para se inspirar e também fugir do óbvio.

 

3 – Sempre participe das trends do momento para viralizar no Reels

Uma ótima maneira para você saber como viralizar um reels é participar das trends.

Trends são estilos de Reels que viralizam e muitas pessoas acompanham realizando vídeos parecidos. Você também pode aproveitar essa oportunidade e viralizar Reels também.

No entanto, você precisar ter o timing, se postar seus vídeos em duas semanas que a trend viralizou, pode ser que ele não tenha um bom desempenho. Por isso, busque acompanhar tudo que está acontecendo no Instagram.

 

4 – Utilize os áudios e músicas que estão “bombando” no momento

Do mesmo modo que é importante participar das trends, você é recomendado pelo Instagram utilizar as dublagens de outros Reels e as músicas de sua galeria.

O principal objetivo do instagram é encorajar as pessoas a utilizarem os recursos da plataforma. Sendo assim, procure editar seus vídeos dentro do próprio Reels.

Além disso, pesquise os áudios e músicas que estão “bombando” no Instagram e use-as. Dessa maneira, terá muito mais chances de alcançar mais pessoas com seus vídeos.

 

5 – Use imagens de qualidade e legendas para viralizar no Reels

Segundo algumas pesquisas realizadas no EUA, 92% das pessoas utilizam mobile para assistir vídeos no mundo. Portanto, é essencial você colocar legendas nos seus Reels, especialmente naqueles que você está mostrando o tutorial ou está falando,

Além disso, invista na qualidade dos seus vídeos. Lembre-se de limpar a câmera antes de começar a filmar e usar sempre a na vertical.

Outro ponto importante, é nunca usar bordas nos vídeos, pois assim você não terá um bom alcance. Portanto, ele precisa estar de acordo com os parâmetros que a plataforma exige.

 

6 – Utilize Hashtags Corretas

Utilizando as hashtags certas relacionadas ao seu conteúdo , você poderá ter um alcance maior e, assim, viralizar o Reels com mais facilidade.

Para conseguir um bom alcance, precisará encontrar as hashtags para viralizar no Reels de acordo com seu conteúdo, dará um pouco de trabalho mas no final vai valer a pena.

  • Escreva 9 hashtags relevantes dentro do seu nicho.
  • Visite cada um das hashtags pesquisadas e veja as principais publicações dela. Você precisa analisar o número de comentários e curtidas, e também o número de seguidores das contas.

Veja as hashtags que estão mais “bombando” e priorize as hashtags relacionadas(menores) para ter mais chances para ficar nas publicações relacionadas. Dessa maneira, eu verifique pelo menos 10 hashtags que as contas estão usando, que a sua conta tenha potencial de se classificar como relevante.

Para conseguir viralizar você irá utilizar a estratégia de 3 hashtags de popularidade alta e 3 hashtags de popularidade média e 3 hashtags de popularidade baixa. Sendo assim, irá conseguir as hashtags para viralizar no Reels.

Hashtag de popularidade alta – lhe darão curtidas assim que você publicar seu conteúdo. Embora essas curtidas não tenham qualidade, aumentarão o alcance do seu vídeo.

Exemplos: #marketing #beleza #blog

Hashtag de popularidade média – elas irão ajudar a melhorar o tráfego da sua conta, pois, elas recebem atualizações em curto espaço de tempo e seu vídeo pode ser visto por outras pessoas.

Exemplos: #marketingdigital #dicasdebeleza #dicasdeblog

Hashtag de popularidade baixa – são as hashatgs mais específicas para seu nicho ou para conteúdo do seu vídeo. Entretanto, elas darão mais chances do seu vídeo ir para seção “mais relevantes” e permanecer lá durante algum tempo, podendo alcançar muitas pessoas.

Exemplos: #estratégiademarketingdigital #esteticacomestica #blogdeturismo

7 – Não reposte vídeos das redes vizinhas

Umas das boas práticas revelada pelo próprio Instagram para quem quer saber como viralizar no Reels é: não responder seus vídeos de outros aplicativos ou redes sociais no Instagram.

O Instagram detecta vídeos que você responde por causa da marca d’água dos outros apps na imagem. Por isso, evite fazer isso e sempre busque editar e postar direto no Reels, como já havia falado anteriormente.

 

8 – Procure manter a frequência para viralizar no Reels

Por fim, procure manter a frequência de postagens. Quanto mais Reels você postar, mas chances você tem de viralizar e conseguir bons resultados.

Porém, busque analisar quais estão tendo melhores desempenhos, pois, assim você poderá replicá-los futuramente de forma diferente. Também entenderá qual tipo de Reels seu público-alvo está gostando.

Portanto, não existe uma fórmula mágica para viralizar um Reels. Como você viu em todo o artigo, existe a soma de diversos fatores para que você consiga bons resultados no Instagram.

Também, use o Analytics do seu perfil profissional para verificar quais são os melhores horários e dias que seu público interage mais com seus vídeos.

Então, comece hoje colocando em prática todas elas e consiga viralizar seus Reels.

 

DICA EXTRA: Muitas pessoas me perguntam qual treinamento recomendo para ter sucesso na internet, para até quem não tem nenhum conhecimento sobre Marketing Digital. A minha recomendação para quem está iniciando e até mesmo para quem já tem experiência, é essa aqui.

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

Vinicius Lima
Vinicius Lima

Meu nome é Vinicius Lima. Atualmente, sou Assessor de Investimentos credenciado á XP Investimentos. Sou formado em Marketing pela Estácio de Sá e no momento estudo Gestão Financeira pela UNIP.

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