Primeiramente, ter um excelente engajamento no Instagram é essencial para ter bons resultados. Esse é o fator que determina o quanto você está conectado com seu público. Portanto, seja você um criador de conteúdo ou uma marca, essa métrica não pode ser menosprezada.

E se você está procurando na internet por formas de aumentar seu engajamento no Instagram, não precisa procurar mais. Nesse artigo, irei te fornecer o guia completo de como ter engajamento no Instagram e como melhorá-lo.

 

engajamento no instagram

 

O que é engajamento no Instagram?

A taxa de engajamento do Instagram é uma medida de como as pessoas estão interagindo e respondendo seus conteúdos. Ela vai além de apenas contagem de seguidores e eles são:

  • DMs
  • Menções
  • Uso de hashtag
  • Comentários
  • Gostos
  • Ações
  • Cliques no links

 

O que é uma excelente taxa de engajamento no Instagram?

De acordo com a Iconosquare, realizaram um pesquisa com mais de 30.000 perfis do Instagram, a média da taxa de engajamento é de 4,7%.

Essa estatística varia de acordo com o tipo de setor e perfil. Por exemplo, os perfis de “Figura Pública” podem atingir a taxa de engajamento de 5,77%. Já página relacionadas ao setor de educação, mais especificamente ao ensino superior, ficam na média de 3,57 de taxa de engajamento.

Uma taxa de engajamento no Instagram boa de acordo com os estudos realizados é entre 1% e 5% de acordo com o Iconosquare.

 

Porque ter engajamento no Instagram é importante?

Abaixo listei os principais motivos porque o engajamento no Instagram é importa:

  • É primordial para aumentar a visibilidade dos seus conteúdos. Portanto, o algoritmo do Instagram tem prioridade nos conteúdos que tem maior probabilidade das pessoas interagirem. Sendo assim, é mais provável exibir as publicações que as pessoas se envolvem com mais frequência. Desse modo, se criar um conteúdo e ele receber muitos engajamentos, ele terá mais chances de aparecer para seus seguidores e outros usuários que pesquisam sobre o conteúdo publicado.
  • Ele também irá te ajudar como os seus seguidores estão respondendo os seus conteúdos. Se seu conteúdo possui altas taxas de engajamento significa que seu público está gostando e sua estratégia está funcionando. As baixas taxas de engajamento sugerem que precisa trabalhar mais seus conteúdos ou suas estratégias de postagens.
  • Para as marcas, também ajuda a identificar os potenciais influenciadores para poder trabalhar. As métricas de engajamento mostra os resultados que o influenciador para ter para engajar seu público, permitindo que você possa escolher os criadores de conteúdos mais influentes para suas campanhas.

 

Como calcular a taxa de engajamento do Instagram

Se você clicar na opção Insights do seu perfil do Instagram, você verá analises integradas sobre o engajamento das suas postagens e storys semanalmente. É ótimo você verificar semanalmente os Insights, para poder ver o que está dando certo ou não.
A taxa de engajamento do Instagram geralmente pode ser calculada com os números de seus seguidores. Mas também você pode usar a seguinte forma para medi-lo junto com as suas impressões.
Taxa de engajamento = (Total de engajamentos/Total de seguidores ou Total de impressões) X 100

Dicas para aumentar o engajamento no Instagram

Agora que já sabe a importância do engajamento do Instagram e como pode calcular, vamos colocar tudo na prática. Abaixo deixei algumas dicas para aumentar sua taxa de engajamento no Instagram.

 

1 – Termine suas legendas com calls to action

Primeiramente, umas das melhores maneiras de fazer com que seu público-alvo se envolve com seus conteúdos é dando a eles um motivo para isso. Portanto, aproveite para quando terminar sua legenda deixar um aviso ou um chamada para ação que os leve para uma página de vendas ou para o seu site. Você pode dar instruções diretas para convidá-los a deixar um comentário ou sobre o que fazer e também fazer perguntas.

Lembre-se de que a chamada para ação precisa ser relevante para a sua publicação. Não faria sentindo perguntar sobre seus hobbies em post de selfie no espelho, por exemplo.

Se fosse um post sobre marketing digital, no final da descrição poderia perguntar quais estratégias que seu publico utiliza para ter resultados e, assim, criar uma interação com eles.

 

2 – Crie conteúdos que as pessoas tenham interesse de salvar para aumentar o engajamento no Instagram

Pesquise sobre o que seu público-alvo pesquisa no Google sobre os assuntos relacionados ao seu nicho. Depois crie conteúdos sobre esse assunto para que as pessoas tenham o prazer de voltar nas suas publicações.

Os infográficos costumam ter bons resultados para pessoas salvarem seu conteúdos, porque trazem informações valiosas. Outra forma de aumentar o engajamento no Instagram é criar uma postagem no formato de carrossel que as pessoas podem deslizar e aprender mais sobre o assunto.

Já foi comprovado que o carrossel tem uma taxa de engajamento maior que as postagens normais e vídeos maiores de 1 minuto.

 

3 – Compartilhe memes relacionados ao seu nicho

Os memes deixam nossas redes sociais mais divertidas. Eles são o formato perfeito para compartilhar piadas criativas relacionada ao seu nicho. E se tem objetivo de ter pessoas interagindo com as suas publicações é uma ótima forma de conseguir. Se conseguir trazer algo engraçado para divertir seus seguidores, você irá conseguir torná-los mais próximos de você.

Por isso, os memes é a maneira perfeita para fazer as pessoas interagirem com suas publicações e compartilharem elas com os amigos. O bom é que você pode encontrar maneiras criativas de transformas experiências do seu nicho em memes engraçados.

 

4 – Aproveite ao máximo os adesivos das storys para aumentar o engajamento no Instagram

As interações do Instagram não se limitam apenas nas postagens em seu feed. Você pode gerar engajamento nas suas storys também. O Instagram fornece diversos adesivos que você pode usar para interagir com o seu público. Deixei abaixo alguns exemplos de como você pode usar esses adesivos:

  • Use os adesivos em enquetes para saber opiniões das pessoas se querem saber um determinado assunto. Portanto, essa é uma ótima maneira de saber quais são os conteúdos que as pessoas desejam ver de você.
  • Utilize esse adesivo de contagem regressiva para um evento futuro, como um lançamento de um produto novo ou uma Live.
  • Induza as pessoas votarem no quanto elas gostam de algo usando o adesivo deslizante.
  • Compartilhe um quiz relacionado ao seu produto ou marca.
  • Utilize o adesivo de pergunta para coletar informações que seu publico gostaria de saber.

 

5 – Busque ser sempre responsivo

Umas das melhores maneiras de gerar engajamento é respondendo comentários das pessoas. Você pode receber diversas perguntas em suas publicações sobre o produto ou seu conteúdo. Ou, no caso de um criador de conteúdo, pode haver algumas dúvidas sobre o que está vestindo ou onde comprou o item apresentado em sua postagem. Portanto, reserve um tempo para responder todas as perguntas de um forma personalizada para aumentar o engajamento de suas postagens.

No caso das marcas, os comentários podem apresentar algumas dúvidas ou reclamações ao suporte. Aproveite essa oportunidade para interagir com seu seguidores respondendo esses comentários fornecendo uma solução.

6 – Programe suas postagens para os melhores horários para aumentar o engajamento no Instagram

O tempo é um dos principais fatores que influenciam na sua taxa de engajamento. Porém, dependendo do horário do seu conteúdo postando, se ele não gerar engajamento nos primeiros minutos, poderá não ter um bom alcance. Por isso, é importante saber os melhores horários para postar no Instagram, para assim ter mais chances dos seguidores interagirem com as postagens.

De acordo os estudos, os melhores horários para postar no Instagram são 10h na sexta, 11h na quarta e 14h às 15h na quinta. Mas esse horário pode mudar de acordo com cada conta, por isso é importante acompanhar os Insights do seu perfil.

7 –  Foque nos Reels divertidos

Desde de quando foi lançado o Reels, ele se tornou muito popular entre os usuários. Semelhante ao TikTok, esse recurso te permite compartilhar vídeos curtos que são extremamente virais na plataforma aparecendo em diversos lugares no Instagram. Portanto, essa é ótima maneira de criadores de conteúdos e marcas conseguirem aumentar o engajamento e visibilidade no Instagram.

A taxa de engajamento dos Reels são maiores que as taxas de vídeos comuns. Além disso, o Instagram tenta dar prioridade para quem faz  Reels, desde que vejam que tem um bom engajamento. Portanto, se você quer melhorar o engajamento do Instagram, precisa fazer Reels.

Se você é criar de conteúdo, você já deve usar o Reels regularmente. Afinal, esse recurso do Instagram é um ótima maneira das marcar criarem conteúdos novos para interagir com seu público. Você pode usar os Reels para compartilhar fotos de antes de depois, demonstrar produtos, vídeos de instruções e outros mais.

 

8 – Aproveite o poder dos brindes para aumentar o engajamento no Instagram

Todos amam ganhar algo de graça e se você fizer um postagem dando-as essas recompensa, pode gerar muito engajamento. Para você ter um ótima engajamento, pode criar uma campanha de sorteio com regras que envolvam a sua marca. Seja ela, marcar um amigo no comentário, curtir uma postagem ou até mesmo compartilhar a publicações no seus Stories.

Mas claro, crie planeje bem essa estratégia para conseguir atrair potencias clientes. Portanto, precisa também oferecer um prêmio relevante e de valor para o seu público. Podem ser mercadorias ou produtos gratuitos relacionados ao seu nicho.

 

Conclusão

Por fim, espero que você tenha gostado das 8 dicas de como aumentar o engajamento no Instagram. Portanto, para obter resultados rápidos, já coloque em prática hoje mesmo.

Se você quer fazer um treinamento, no qual você vai aprender todas as estratégias para vender todo dia pela Instagram e mais 13 formas de ganhar dinheiro online, te recomendo o treinamento MDU – Mapa do Dinheiro Urgente. Desse modo, quanto antes você aprender e colocar em prática todos ensinamentos, você estará mais perto da sonhada liberdade financeira e poderá dar uma boa qualidade de vida para sua família.

Para saber mais sobre o treinamento, basta clicar aqui.

 

 

 

Sobre o Autor

Vinicius Lima
Vinicius Lima

Meu nome é Vinicius Lima. Atualmente, sou Assessor de Investimentos credenciado á XP Investimentos. Sou formado em Marketing pela Estácio de Sá e no momento estudo Gestão Financeira pela UNIP.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo é protegido!!