Primeiramente, se você está buscando conteúdo sobre Marketing de Nostalgia está no lugar certo.

Todas as vezes que assisto o filme Velozes e Furiosos 1, tenho boas lembranças. Desse modo, lembro da época da minha infância, quando tudo era uma fantasia na minha cabeça e acreditava que tudo era possível.

Saudades de ir no cinema com os amigos e sentir aquele nervosismo de assistir o primeiro filme dessa saga, que atualmente é uma das mais famosas do mundo.

Esse é o verdadeiro sentimento de nostalgia.

Você provavelmente já deve ter sentindo esse sentimento ao relembrar de um amigo de infância, de um brinquedo antigo ou vendo as fotografias antigas no álbum de fotos. Contudo, é aquela saudade incomparável, acompanhada com aquele momento de querer reviver tudo de novo.

E no marketing de conteúdo utiliza muito desse sentimento sensível e humano para conseguir atrair as pessoas. Afinal, essa estratégia funciona. Todo mundo já se sentiu nostálgico em algum momento da vida.

 

Por que o Marketing de Nostalgia funciona?

De acordo com estudos, um ser humano sente nostalgia de algo pelo menos um vez por semana. Muitas pessoas associam esses sentimentos com solidão e negatividade, no entanto, como foi indicados pelas pesquisas, a nostalgia faz com que as pessoas se sintam melhor e também a pertencerem a algo,

Em um momento no ano de 2021 tão delicado com a pandemia da COVID-19, não de se espantar que as pessoas buscaram conforto em músicas e series antigas, desenhos. Nesse ano, vários elementos da cultura pop do passaram voltaram com tudo, atingindo especialmente os Millenials.

Os Millenials são pessoas que nasceram entre 1981 e 1996 e presenciaram bem a transição do mundo analógico para esse mundo virtual que conhecemos hoje em dia. Portanto, sua adolescência e infância se passou no anos 2000, e por isso, muitas marcas estão trazendo de volta elementos dessa época, com o intuito de atrair esse público-alvo através do marketing de nostalgia.

Afinal, ativando o sentimento como o da nostalgia, você criará conexões emocionais com a sua audiência, o que vai contribuir para que sua marca esteja presente na mente dele e seja associada com momentos bons.

 

4 marcas que estão atualmente aplicando o marketing de nostalgia

O marketing de nostalgia é uma estratégia eficiente quando você busca atingir dois públicos: um novo que está conhecendo o seu produto e um “velho” que já conhece seu produto, pois já o experimentou quando era mais novo.

Portanto, as marcas utilizando essa estratégia estão levando vantagem competitiva. Para você conseguir entender melhor, separei 4 exemplos de marcas que estão produzindo conteúdo nostálgico da maneira certa.

Veja agora!

 

1. Remakes da Disney: Cinderella, A Bela e a Fera, Aladdin

Nos últimos anos, A empresa Disney lançou alguns remakes de seus desenhos de maior sucesso de bilheteria. Contudo, essa foi a grande sacada deles, eles relançaram os filmes na sua versão live action. Isso foi o suficiente para conseguir atrair os dois públicos, como os adultos para reverem os filmes que já assistiram quando era desenhos e as crianças para conhecerem algo “novo”.

Essa estratégia rendeu mais de 7 bilhões de dólares ao redor do mundo, provando que os conteúdos nostálgicos são fenômenos que funcionam. Além disso, a empresa não fez só isso.

Na sua plataforma de streaming, eles lançaram a série High School Musical: The Musical: The Series, que é uma homenagem a sua saga musical de maior sucesso que foi lançado nos anos 2000 – High School Musical. Porém, apenas de não ser um remake, essa serie conta vários elementos da franquia origem, inclusive algumas canções.

 

2. Pokémon Go

A empresa Niantic Inc, lancou o jogo Pokémon Go nos meados de 2016, e como você deve lembrar, ele foi um sucesso entre pessoas adultas e jovens. Afinal, o desenho Pokémon fez parte da infância de muitas gerações.

A sacada da empresa com Pokémon Go foi mesclar um pouco da realidade aumentadas com a memória nostálgica. Dessa maneira, as pessoas podiam não apenas relembrar dos bons momento do passado, mas realmente se sentir fazendo parte do jogo, afinal, elas podiam se tornar um “mestre Pokémon”.

O marketing de nostalgia faz milagre quando ele permite que as pessoas consigam realizar seus desejos de infância mais internalizados.

 

3. Buzzfeed

O Buzzfeed é uma grande referência quando falamos em marketing de nostalgia, Pois, o portal conta com diversas listas, noticias e quiz que abordam temas do passados e que também já viralizam na internet.

Veja um exemplo no post do próprio Buzzfeed: Se você reconhecer essas coisas dos anos 90, me desculpe, mas você é velho.

Contudo, esses conteúdos nostálgicos com certeza levam um geração à loucura: com isso, eles conseguem trazer de volta memórias afetivas, gerando discussões engraçadas na internet e provocando aquele famoso sentimento de pertencimento a um grupo.

 

4. Boticário

Em parceria com a Bubbaloo, a empresa Boticário lançou sua linha de produtos “Cuide-se Bem Bubbaloo, com o cheirinho desse famoso chiclete. Essa coleção era composto por uma sabonete de barra, sabonete líquido, hidrante corporal, desodorante, creme para as mãos e brilho labial.

O principal objetivo da Boticário era associar o sentimento de nostalgia daqueles que nasceram nos 90, quando a comandava o mercado, com a marca. E conseguiram fazer muito sucesso! Quem não iria gostar de ter uma linha dessa?

 

Como criar uma estratégia de marketing de nostalgia?

Com todas essas informações passadas, você deve estar se perguntando agora: mas como vou aplicar essa estratégia para minha marca? Como eu poderia criar uma estratégia de marketing de nostalgia na minha empresa?

Calma, abaixo deixei algumas dicas para conseguir elaborar os primeiros passos do seu planejamento.

 

Identifique a persona

Primeiramente, você precisa definir quem é sua persona para sua estratégia dar certo. Caso contrário, você não conseguirá entender os elementos importantes para sua público-alvo e qual é a linguagem que você deverá utilizar para se comunicar com ele.

Se sua persona for a Geração Y(Millenials), por exemplo. Você precisa pensar em uma estratégia direcionada para quem nasceu entre os anos 80 e 90. Portanto, a partir da definição da sua persona, você começar a pesquisar sobre a cultura da época.

Sempre realize pesquisas sobre sua persona. Afinal, mesmo que elas tenham nascimento em um mesmo período, elas podem ter tido experiência diferente devido diversos contextos (como classe social, por exemplo).

 

Ative o passado da sua marca

Se sua marca já possui longos anos de existência, pode ser muito interessantes relembrar os momentos mais marcantes que o consumidor já viveu com a empresa. Por exemplo, porque não aproveitar e realizar um #TBT com os aniversários e datas comemorativas? Ou então homenagear os melhores clientes?

A Sony e a PlayStation fizeram uma campanha excepcional trazendo esse elemento de nostalgia e ao mesmo tempo que o futuro pode ser incrível.

 

Crie conteúdo nas redes sociais

Por fim, outro coisa essencial é postar os conteúdos nostálgico nas redes sociais. São esses canais que vão potencializar seus conteúdos, para gerar discussões relevantes e até viralizar.

Lembre-se sempre que as pessoas não querem apenas relembrar de momentos bons: elas desejam compartilhá-las com seus familiares e amigos, comentando publicamente sobre o assunto e marcando-os nas postagens.

Também busque divulgar seus conteúdos em diversos formatos, adaptando-os de acordo com a rede social. No Pinterest, você pode usar os ideals pins. Já no Instagram, foque nos vídeos e imagens.

O marketing de nostalgia é uma grande tendência que começou forte já faz uns anos e vai continuar durante muito tempo. Com geracoes cada vez mais frustradas, em meio a contextos globais deprimentes e crises econômicas, a necessidade de curtir coisas prazerosas aumenta ainda mais.

 

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Sobre o Autor

Vinicius Lima
Vinicius Lima

Meu nome é Vinicius Lima. Atualmente, sou Assessor de Investimentos credenciado á XP Investimentos. Sou formado em Marketing pela Estácio de Sá e no momento estudo Gestão Financeira pela UNIP.

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