Nesse artigo, vou te ensinar a como usar hashtags no Instagram para aumentar o alcance das suas publicações. Elas tem o objetivo de alcançar pessoas novas e atrai-las para o seu perfil.

Portanto, saber como usar a hashtagh no da maneira certa pode ajudar o seu perfil a aparecer para as pessoas que não te seguem ainda.

Muitas pessoas falam que as publicações do feed o Instagram tem uma pequena vida útil: você posta um conteúdo e seus seguidores engajam, dias depois elas não servem para nada. Isso está completamente errado, tenho posts antigo que trazem novos seguidores e likes até hoje, graças as hashtags postadas.

Porém, talvez você possa estar pensando: “mas eu utilizado hashtags e elas nunca trouxeram nenhum resultado”.

Bom, é porque provavelmente deve estar utilizando-as da maneira errada ou não está aproveitando as oportunidades de assuntos em potencial, onde as pessoas podem se interessar no momento.

O que determina o alcance?

A soma desses fatores abaixo influencia o alcance:

  • O horário que você postar. Contudo, quanto mais usuários ativos estiverem quando você postar, maior será seu alcance.
  • Número de curtidas . Quanto mais curtidas você tiver em seu conteúdo, mais usuários verão a postagem.
  • Interação pessoal .
  • Salvando uma postagem.

 

Como as hashtags funcionam e por que usá-las?

Quando você coloca as hashtags nos seus conteúdos, eles tem grandes chances de aparecer na aba “Explorar” do seu Instagram. Portanto, se alguém pesquisar pela hashtag que você utilizou, essa pessoa poderá visualizar seu conteúdo.

Existem duas abas dentro do “Explorar”. O “Mais Recente” e “Mais Relevante”. Porém, é muito mais difícil de aparecer em “Mais Relevantes”, é onde realmente importa aparecer se você almeja ter relevância mais significante no Explorar.

As pessoas também tem a opção de seguir hashtags dentro do Instagram. Portanto, isso significa que as principais publicações com os termos que ela seguiu aparecerão no feed de notícia delas, junto com as postagens de quem elas seguem.

Ou seja, utilizando hashtags, você estará aumentando o potencial de alcance das suas postagens, potencializando o seu engajamento e também atingindo novos públicos. Olha como vale a pena!

 

Como usar as hashtags no Instagram do maneira certa: entenda toda a minha estratégia de hashtags passo a passo

Agora vou começar um passo a passo: onde você entenderá como usar as hashtags do Instagram do jeito certo para atingir todas as pessoas certas, afinal, não adianta de nada escolher termos e tags que não alacam o seu público-alvo ou que possuem muita concorrência.

Sim você leu certo: para conseguir definir as suas hashtags, você precisa ter em consideração o nível de concorrência do termo. Por outro lado, você pode acabar desperdiçando seu tempo utilizando tags que não te levarão a lugar algum.

 

Os 3 níveis de popularidade de uma hashtag

 

O ideal para obter bons resultados em uma estratégia de hashtag, você precisa mesclar 2 níveis de popularidade: hashtag de média e baixa procura.

As hashtag de alta procura, são aquelas que tem alta concorrência, essas não são essências, já que dificilmente você conseguirá se destacar entre elas, devido ao grande volume de posts que as utilizam. A não ser que você já seja um perfil com muito seguidores, é claro.

Hashtags de alta procura

São termos genéricos e usados por várias pessoas. Possuem alta concorrência, e portanto, são encontrados em torno de 100.000 publicações pra cima. Alguns exemplos abaixo de hashtag de alta procura:

#instalove #marketindigital #boanoite #lookdodia

Hashtags de média procura

Esses termos são um pouco específicos que as hashtags de alta procura. Por isso, elas possuem menos concorrência. Seus post costumam  ter 15.000 publicações até 100.000 publicações. Alguns exemplos abaixo das hashtags de média procura:

#estrategiasdemarketingdigital #lookinverno2022 #decoracaoemcasa #viagemdecasal

 

Hashtags de baixa procura

São termos bem específicos; portanto, possuem uma concorrência baixa. As hashtags tem em torno de 15.000 até 1.000 publicações. Alguns exemplos abaixo de hashtags de baixa procura:

#ideiasdefotoemcasa #comoescreverumlivro #slowblogging #viagemparadisney

Uma dica importante, postar hashtags com menos de 1ooo publicações não é recomendado, pois, isso significa que elas teriam uma baixa procura.

 

Como achar hashtags no Instagram e identificar o seu nível de popularidade?

Para saber como usar as hashtags no Instagram, encontra-las e depois identificar o seu nível de popularidade, basta você fazer o seguinte:

  • Ache elas na própria aba de pesquisas do Explorar
  • Ao digitar a hashtag, o Instagram irá te dar várias sugestões de termos similares junto com o número das publicações de cada hashtag.

 

Como definir quais hashtags eu devo utilizar?

Bom, agora que você já sabe sobre a diferença de níveis de popularidade dos termos, é aprender a estratégias de mesclar as hashtag. Portanto, use termos que tenham a popularidade baixa ou média: dessa maneira, você não concorre com muitas pessoas.

Sendo assim, pesquise de acordo com o seu nicho e anote todas as principais hashtags em uma planilha. No entanto, é importante que você não utilize várias vezes as mesmas tags em todas as publicações. O Instagram pode te penalizar por isso.

Ele prioriza os perfis que utilizam hashtags de acordo com assunto do post e o contexto, portanto, se o nicho for artesanato, mas sua postagem for sobre um produto específico de cerâmica, faz sentido colocar um hashtag de resina? Não, mesmo que seus produtos forem feitos de resina.

Para que você tenha uma ajuda para o uso das hashtags, veja os exemplos abaixo de tipos de hashtags.

Hashtags de nicho

Esses são os termos relacionados ao seu próprio nicho. Exemplos: #artesanatodecorativo #marketingparainstagram

Hashtags de público

Esses são termos que têm relação com o seu público-alvo. Exemplos:  #mulherescriativas  #saudementalhomem

Hashtags de profissional da indústria

Aqui, você deve incluir alguns termos sobre si mesmo: #criadordeconteudo #artesaosdobrasil

Hashtags de serviço/produto

Nessa categoia, você deve utilizar tags que estejam relacionadas a um serviço especifico ou produtos. Exemplo: #designgrafico #consultoriademarketing

Hashtag de localização

Se você tem algum serviço para um cliente que atinge um público de uma localização específica, você pode utilizar termos relacionados a esse local. Exemplo: #comidafitrj

 

Quantas hashtags no Instagram eu posso usar em cada publicação?

O Instagram recomenda que você utilize no máximo 30 hashtags por publicação, mas eu particularmente costume usar menos de 15. Porém, acredito que é ótima prática deixar seu post limpo e recomendo que você coloque os termos depois de dar uns “espaços” na descrição, para assim não poluir a leitura, ou também, nos próprios comentários.

A última estratégia: crie conteúdo sobre um assunto que está em alta relacionado ao seu nicho e use as hashtags desse assunto

Além de todas as estratégias que mencionei acima, existe uma que foi fundamental para o sucesso de muitos conteúdos meus: criar conteúdo sobre um que estava em alta no momento que publiquei o post e usar as hashtags certas.

Portanto, pesquise sobre os assuntos que muitas pessoas estão postando e comentando. Mas preste atenção, veja se ele está saturado ou não. Por isso, é importante ficar por dentro de todas as trends no Instagram.

Afinal, postar um conteúdo certo, na hora certa e com as hashtags que estão “bombando”, você pode conseguir conseguir resultados inimagináveis.

 

Conclusão

Agora que você já sabe como usar as hashtags no Instagram, esse é o resumo do artigo:

  1. Crie conteúdos relevantes! Não adiantará nada investir em uma boa estratégia de hashtag se o seu conteúdo é ruim.
  2. Não repita sempre as mesmas hashtags nas suas publicações. Portanto, alterne as hashtags para não ser considerado SPAM.
  3. Defina as suas hashtags sempre de acordo com o assunto do post. Desse modo, quanto mais relacionadas a postagem, melhor!
  4. Nunca passe de 30 hashtags por publicação.
  5. Sempre busque se atentar aos acentos na hora da busca. Isso faz total diferença quando você for identificar o nível de popularidade de uma hashtag.

Por fim, lembre-se não existe uma lista de hashtags virais para cada nicho. Portanto, pesquise com frequência e atualizar suas hashtags sempre que puder, aplicando as estratégias indicadas no artigo!

 

 

 

 

Sobre o Autor

Vinicius Lima
Vinicius Lima

Meu nome é Vinicius Lima. Atualmente, sou Assessor de Investimentos credenciado á XP Investimentos. Sou formado em Marketing pela Estácio de Sá e no momento estudo Gestão Financeira pela UNIP.

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