As métricas são extremamente importantes no Markeking Digital, pois é elas que vão te mostrar qual caminho você deve seguir. Nesse post, irei falar com as 10 métricas importantes no Marketing Digital.

Fazendo uma analise nelas, você verá o que está funcionando ou não na sua estratégia.

Com isso, você pode trocar sua estratégia que está dando errado e permanecer com as que estão dando certo.

 métricas importantes no Marketing digital

 

Métricas importantes no Marketing Digital

 

Roi(Retorno Sobre Investimento)

Com o Roi, você calcula o que foi gasto e quanto ganhou em um investimento.

Contudo, você sabendo calcular o Roi consegue ver quais estratégias estão gerando lucros para você.

Você pode fazer a analise de Roi em diversas estratégias, como Facebook Ads, E-mail Marketing, Midias Sociais e outras mais.

Por fim, você vai saber quais área você está lucrando e quais você tem que mudar as estratégias.

 

CAC(Custo de Aquisição por Cliente): Métricas importantes no Marketing

Para que alguém se torne seu cliente, é necessário realizar estratégias como Mídias Sociais, Google Ads, Facebook Ads e outras mais.

Dessa maneira, essa métrica calcula o valor gasto do momento que o cliente virou um lead até a conversão.

Sem realizar essa métrica, você pode pensar que está fazendo um belo lucro mas está no prejuízo.

Então o objetivo é diminuir o valor do CAC e aumentar o valor do ROI.

Quem utiliza a estratégia de SEO, tem um valor menor para adquirir um cliente do quem usa o trafego pago.

Uma forma para reduzir o CPC é realizando o Remarking.

CAC é uma importante métrica no Marketing Digital.

 

LFV(Lifetime Value)

Lifetime Value traduzindo significa “quanto vale” um lead ao longo do tempo. É uma importante métrica no Marketing Digital.

Essa métrica calcula, quanto teve de retorno de um cliente em um determinado período de forma recorrente.

Ao fazer o calculo, você obtém um média. Com essa média, você consegue determinar uma estratégia para conseguir reter mais clientes em um período.

 

CTR(Click Through Rate): métricas importantes no Marketing Digital

O CTR são clique o seu anuncio recebeu em determinado tempo. Um exemplo prático é no Google Ads, quantos clique você recebeu no seu anuncio.

Por meio do calculo dessa métrica, você consegue saber quantos cliques você precisa para realizar uma venda.

Contudo, esse é uma métrica importante no Marketing Digital.

Quando você tem uma taxa de cliques alto é que você realizou um anuncio atrativo para seu publico.

Mas também, isso depende da palavra-chave que você usou.

Um exemplo você está vendendo o produto Mega Pack Canva e você usou no anuncio apenas a palavra-chave “Canva”, não vai ser um bom negocio.

Afinal, canva é uma palavra muito ampla e todos que quiserem entrar no site, vai aparecer seu anuncio.

Então você tem usar palavras de fundo de final, como Mega Pack Canva mesmo para realizar mais vendas com menos cliques.

Todavia, um taxa baixa de CTR indica que o produto tem poucas buscas ou você não fez um anuncio atrativo.

O CTR vai influenciar no índice de qualidade do seu anuncio, quanto mais cliques melhor o índice.

 

CPC(Custo por Clique)

Essa métrica calcula quanto você teve que gastar para receber um clique no seu anuncio.

É com o CPC que o Google Ads estima o valor do lance do anúncios e também você consegue calcular seu ROI

CPC também vale para quem utiliza o Google Adsense. Assim você sabe quanto o anunciante vai pagar porque clique nos anúncios do seu site.

 

 

CPM(Custo por mil impressões): métrica importante no Marketing Digital

Com essa métrica, você descobre quanto você paga a cada mil impressões no seu anuncio.

Tem como finalidade, é você obter um maior numero de impressões possíveis por um valor baixo.

Afinal, isso não vai importar quantos cliques seu anuncio teve.

 

CPL(Custo por Lead)

Para que você calcule essa métrica, basta pegar o valor total que você investiu e dividir pela quantidade de lead que adquiriu.

Independente se realizou vendas ou não, com as suas estratégias.

Ela é uma das importante estratégias no Marketing Digital.

Com as estratégias de trafego orgânico, você não gasta quase nada para adquirir um lead e seu CPL será baixo.

Você atraindo leads, você precisa realizar estratégias para conseguir vender um produto ou serviço para ele.

 

Taxa de Conversão

Conversão é quando o seu lead realiza um determinada ação, como uma venda.

Por meio dessa métrica, você consegue ver como está seu ROI e se todas as suas estratégias estão valendo a pena.

Para que você consiga aumentar seu numero de conversões, você precisa fazer testes. Como no criativo do seu anuncio, na sua copywriting e outras mais.

 

Visitas no site: métrica importante no Marketing Digital

Para quem tem blogs ou sites, essa é umas das melhores métricas, pois você vê se seus conteúdos ou anuncio estão sendo relevantes para o seu publico.

Você pode acompanhar todos os dados dessa métrica pelo a Plataforma Google Analytics.

Com essa plataforma, você consegue saber quantas pessoas acessaram seu site em um determinado período. Também consegue, ver quantas pessoas estão ativas no seu site no exato momento e outras muitas funcionalidades.

Você também pode ter acesso aos dados do Google Ads ou do seu trafego orgânico.

Por fim, são muitos dados que você pode obter com essa métrica.

 

Taxa de Abertura de E-mail

Quando você trabalhar com e-mail marketing, essa é umas das métricas mais importantes para saber se as pessoas estão realmente abrindo o seu e-mail enviado.

Quem nunca recebeu vários e-mails de uma empresa que você já realizou algo.

Quando os leads abrem um dessas e-mails enviados pela empresa, ela recebem quantas pessoas abriram um determinado e-mail.

Além disso, você consegue ver os melhores horários para enviar e-mails para seus leads.

É um dado extremamente importante para que você consiga melhorar ou não sua estratégia de e-mail marketing.

 

Por fim, espero que você tenha gostado do meu conteúdo e deixe seu comentário abaixo se conseguia todas essas métricas.

 

 

Sobre o Autor

Vinicius Lima
Vinicius Lima

Meu nome é Vinicius Lima. Atualmente, sou Assessor de Investimentos credenciado á XP Investimentos. Sou formado em Marketing pela Estácio de Sá e no momento estudo Gestão Financeira pela UNIP.

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