Primeiramente, se você está em busca de estratégias para aumentar suas conversões, está no lugar certo. Nesse artigo, você verá sobre alguns gatilhos mentais para vendas, para aumentar o interesse dos seus clientes e, assim, aumentar o número de vendas dos seus produtos.

Apesar de ser comum, muitas pessoas não sabem como utilizar o gatilho mental para otimizar sua venda online. Você precisa usar esses gatilhos mentais para atrair o consumidor.

Afinal, utilizar gatilhos mentais pode fazer diferença na hora de convencer um cliente indeciso, por exemplo. Além disso, ajudará a trair pessoas que nem sabia que existia soluções para o que ele buscava. Você precisa saber o momento certo para colocar essa técnica em prática para ter bons resultados.

Portanto, o mau uso do gatilho mental pode prejudicar na sua prospecção de clientes. Para não acontecer isso com você, e para náo perder mais nenhuma oportunidade, preparei um conteúdo para te mostrar os principais gatilhos mentais e te ajudar a ter bons resultados com as suas vendas online.

 

gatilhos mentais para vendas

 

O que são gatilhos mentais para vendas?

 

Os gatilhos mentais são mecanismos utilizados para estimular positivamente a tomada de decisão de um consumidor. Dessa maneira, eles ajudam a resgatar sensações, despertar emoções para criar um vinculo com seu possível cliente.

Você já percebeu quantas vezes nós agimos sem pensar no que estamos fazendo? Pois é, nosso cérebro tem diversos mecanismos que colocam atividades para funcionar, sem você precisar comandar. Na verdade, você está sob a influência de possíveis gatilhos mentais que provocaram essas tendências psicológicas.

Quer um exemplo? Sabe quando você recebe um e-mail solicitando seu cadastro para entrar numa Lista VIP de um evento, para ter desconto? Esse é o gatilho mental de exclusividade.

Nesse momento, você fica atraído pela ideia de ter um acesso que outras pessoas não podem ter, isso gera uma vantagem para você. Você está percebendo como um gatilho mental pode ter uma forte influência na tomada de decisão de muitas pessoas? Eles ajudam a acionar as emoções e sentimentos específicos que podem ajudar quanto atrapalhar a fechar uma venda.

 

Como os gatilhos mentais para vendas funcionam?

 

Basicamente, o nosso cérebro faz um constante seleção de coisas que exigem menos ou mais atenção. Quanto mais ele dominar um determinado assunto, mais rápido e automático é o pensamento e reação sobre ele. Já quando ele se sente inseguro, pensa de uma forma mais cautelosa.

Se uma empresa utiliza o gatilho mental para um produto que você gosta, você acaba reagindo com mais rapidez a todos esses estímulos. Porque agimos assim? Porque o nosso cérebro acessa as informações “só hoje vai vender esse produto”, por exemplo. Logo, ele entra em um estado de alerta, sentindo que pode perder uma grande oportunidade.

Para você precisa entender como os gatilhos mentais funcionam, para poder conseguir influenciar na decisão final do seu consumidor.

 

Quais são os 6 principais gatilhos mentais para vendas?

 

1 – Gatilho de Escassez – Gatilhos mentais para Vendas

Infelizmente, para muitas pessoas, a negatividade tem mais peso que a positividade. Isso é automático, se você tiver 2 escolhas para fazer que é ganhar ou perder, acredito que você vai escolher ganhar. É assim que é feito com o gatilho da escassez.

Anúncios escritos com “Últimas Vagas” ou “Falta apenas 5 produtos no estoque” são os principais exemplos para ajudar na tomada de decisão por meio do gatilho da escassez. O principal objetivo é acionar um sentimento de “se eu não realizar essa compra, vou ficar sem”. Mesmo não tomando a decisão na hora, isso vai ajudar que ela seja realizada rapidamente.

 

2 – Gatilho de Urgência

O gatilho de urgência, diferente do de escassez, que é relacionado a quantidade. Esse gatilho mental tem a ver com o tempo que uma pessoa tem para tomar uma decisão. É aquela famosa sensação de “agora ou nunca”. Portanto, sabe aquela página de vendas que você clica e tem em destaque “essa promoção acaba em 15 minutos” ou “promoção válida até o dia 7 de Agosto”, esses são alguns dos exemplos de gatilho de urgência.

Ele serve para indicar a compra em um determinado tempo, se não comprar você ficará sem o produto ou serviço. Porém, é importante utilizar essa técnica com ética, pois, você pode usar para realizar uma promoção que acaba em alguns minutos e, depois a promoção continuar disponível, você perderá a credibilidade.

 

3 – Gatilho da Novidade – Gatilhos mentais para Vendas

Quem não gosta de uma novidade, né? Basta pensar na quantidade de pessoas que desejam ter o último modelo do Iphone. A palavra “lançamento” tem grande poder comercial. Gera uma certa satisfação quando você é uma das primeiras pessoas a experimentar algo.

Você terá bons resultados usando esse gatilho mental, conseguindo combinar surpresa e curiosidade. Por isso, deixar um suspense e liberar algumas informações estimulantes antes do lançamento, pode criar uma expectativa e, assim, aumentar as chances de realizar muitas vendas.

 

 

4 – Gatilho da Dor

Esse gatilho mental tem como objetivo oferecer a solução de um problema dos consumidores. Quem está procurando algo para comprar é porque tem um problema e está procurando a solução em algum lugar. Portanto, você precisa entender mais sobre os desejos e necessidades do seu público-alvo para saber o que eles procuram e quais são suas dores.

Por exemplo, quem procura uma furadeira para comprar não quer uma furadeira, quer apenas um buraco na parede. Ao conseguir trabalhar com esse gatilho, com uma chamada como “Não espere sentir dor nas costas para adquirir um sofá”. Você consegue ir direto na dor do cliente e aumentar as chances de vendas.

 

5 – Gatilho de Prazer – Gatilhos mentais para Vendas

Da mesma maneira que o gatilho da dor é muito potente, o de prazer também é. Se você está com fome, você vai comprar alguma coisa pra comer, certo? Qualquer alimento pode saciar a sua fome, mas no momento, você buscará algo que você ache gostoso. Esse é um dos exemplos mais básicos de como funcionam nossas escolhas.

Quando você terceiriza alguma atividade que não gosta, por exemplo, só o fato de não precisa realizar nenhuma atividade desse determinado assunto, já é um fonte prazer.

 

6 –  Gatilho da Confiança

O gatilho da confiança pode ser construído de várias maneiras: por meio da geração de valor, da autoridade, da prova social, entre outras mais. Basicamente, é mostrar para seu consumidor porque ele pode e deve confiar no seu produto ou serviço. Através de pessoas que já comprovaram a eficiência, seja porque você sabe bem sobre o assunto e etc.

Portanto, esse gatilho mental é acionado quando um consumidor sente uma confiança em você. Afinal, mesmo que tenha algum problema com o produto ou serviço, você sempre estará ali para orientá-lo, para prestar todo suporte e solucionar o problema.

 

Espero que tenha gostado do meu conteúdo, até!

Sobre o Autor

Vinicius Lima
Vinicius Lima

Meu nome é Vinicius Lima. Atualmente, sou Assessor de Investimentos credenciado á XP Investimentos. Sou formado em Marketing pela Estácio de Sá e no momento estudo Gestão Financeira pela UNIP.

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