Em marketing digital, o funil de vendas é a combinação de técnicas utilizadas para estimular os seus leads a se tornarem clientes. Portanto, o funil de vendas é dividido em três partes, também conhecidas como etapas de jornada de compra. São elas: Topo, meio e fundo do funil.

Contundo, essa estratégia tem como objetivo mover seu público do topo para o fundo do funil, ou seja, é um processo para mover um cliente potencial, que não conhecia sua solução ou sua marca, pelas as etapas do funil de vendas até se tornarem um cliente fiel e real. Dessa maneira, o cliente compartilhar sua experiência para seus familiares e amigos.

Qualquer negócio online pode capturar um lead, nutrir e converter para aumentar suas vendas através do funil de vendas no marketing digital.

Você pode imaginar um funil de vendas de marketing digital, como uma pirâmide ao contrario. Porém, seus potenciais clientes começarão na parte superior do funil e, em seguida, por meio das estratégias de marketing digital como postagens de blog e e-mail marketing, eles passarão por todas as etapas até se tornarem um cliente.

 

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Todas as etapas de um funil de vendas de marketing digital

Como já mostramos, o funil de vendas é dividido em algumas etapas: Confira abaixo todas as características de cada um delas:

Topo do funil

A parte superior do funil de vendas é o estágio onde você precisa buscar boas estratégias e informativas para potencias clientes que não conhecem seu produto, marca ou negócio.

Por isso, seu trabalho tem com intuito apresentar para eles o que você oferece. Isso pode ser realizado de diversas maneiras, como:

  • Anúncios pagos em redes sociais ou sites que seu cliente pode visitar;
  • Patrocínio em eventos locais;
  • Campanhas de Branding;

Por exemplo, seu negócio é sobre um software para gestão de tempo. Você precisa se comunicar com seus potenciais clientes de topo de funil, utilizando conteúdos como:

  1. “Você trabalha bastante, mas continua sem dinheiro?”
  2. “Você não consegue fazer as coisas que gosta?”

Aqui, a finalidade é identificar um problema em que seu serviço ou produto pode ajudar a solucionar e também mostrar ao seu cliente potencial que ele tem aquele problema. Porém, pode parecer incrível, mas muitas pessoas sequer sabem que tem um problema e acha tudo tão normal que nem buscam uma solução.

 

Meio do funil

No meio do funil, a finalidade é direcionar o cliente potencial à sua landing page, ou página de destino, em seguida, conseguir convencê-lo a preencher um formulário do seu negócio em troca de uma oferta ou conteúdo de qualidade, como uma consultoria grátis ou um E-book, por exemplo.

Com isso, você consegue transformar um usuário em um lead. Nessa etapa, é preciso utilizar sofwares de automação de marketing são fundamentais para ter bons resultados com seu lead.

  • Redes Sociais;
  • Marketing de Conteúdo;
  • SMS marketing;
  • E-mail marketing;

Quando você apresenta a um potencial cliente um conteúdo gratuito, assim mostrará o que seus serviços ou produtos podem oferecer. Afinal, quer não gosta de conteúdo gratuito né? Com essa estratégia você os leva o fundo do funil, onde os leads se tornam seus clientes.

 

Fundo do funil

Depois que o usuário passar por todas etapas do funil de vendas, chegará no fundo do funil. Onde o potencial clientes decide realizar uma compra com a sua marca, por muitos especialista de marketing digital é chamado de conversão de vendas. Também onde você analisa o sucesso da sua estratégia de funil de vendas.

Basicamente, todos os clientes que estão passando pelas as etapas do funil precisam de uma grande motivação para realizar a compra.

Por exemplo, em um e-commerce, o cliente colocou um produto no carrinho de compras e o abandonou, sem concluir a compra. Portanto, o cliente já sabe o que precisa. Nesse momento, você precisa dar um “empurrãozinho” como um cupom de desconto, um frete grátis ou qualquer incentivo para conseguir fechar o negócio.

Contudo, agora que já sabe como funciona todas as etapas, você pode usá-las para criar um funil de vendas marketing digital.

 

Como montar um funil de vendas no marketing digital para um negócio online?

1. Busque determinar qual produto ou serviço você vai oferecer

Antes de tudo, para criar um funil de vendas marketing digital, você precisa decidir qual produto ou serviço oferecerá para seu cliente.

Os detalhes do que vai ser oferecido podem variar de acordo do produto ou negócio. Portanto, é interessantes conhecer todos os quatro elementos para montar um funil de vendas:

  1. Formato (como físico, digital, impresso e etc);
  2. Forma de pagamento;
  3. Entre (como link de e-mail, e-mail, download);
  4. Componentes (tudo que é incluso no seu produto);

 

2. Determine quem é a persona que consumirá o que você oferecer

Depois de decidir o que vender, é hora de saber qual tipo de pessoa vai comprar seu produto.

Na verdade, muitos especialista falam que essa etapa do funil de vendas vem primeiro, mas se você tem um negócio em andamento e não quer mudá-lo por completo. Desse modo, é interessantes você começar realizando uma analise do seu produto e depois da persona.

Verifique um perfil completo com todas essas informações como:

  • Idade
  • Gênero
  • Estado civil
  • Localização
  • Interesses
  • Onde trabalha
  • Necessidades
  • Dores
  • Objetivos

Busque ser o mais detalhista possível para poder entender como se comunicará com seu potencial cliente.

 

3. Idealize sua oferta para seu funil de vendas no marketing digital

Idealizar sua oferta é sabe o que você oferecerá para seu potencial cliente quando eles forem direcionados para sua página de captura. Portanto, essa página terá todas as informações do seu produto ou serviço, também todas as vantagens dele com um formulário para seu usuário se cadastrar e receber o ofertou.

Contudo, a finalidade da sua oferta é conseguir atrair o interesse e a atencao dos potenciais clientes, oferecendo algo relevante. Afinal, isso pode motivá-los a avançar nas etapas do funil de vendas. Exemplos mais comuns de ofertas incluem:

  • E-books;
  • Vídeos instrutivos;
  • Aplicativos
  • Plugins;

 

4. Automatize os fluxos de e-mails para seu funil de vendas no marketing digital

Depois do seu potencial cliente se inscrever para receber o que ofertou, enviando suas informações de contato. Então, você precisará de um sistema de automação de e-mail, no qual enviará mais informações sobre sua marca, produtos e serviços.

Atualmente, utilizado a plataforma Mailrelay que é gratuita e está suprindo todas as minhas necessidades.

Você pode enviar prova social, depoimentos, mensagens de boas-vindas, promoções, entre outros.

 

5. Crie uma landing page 

O que está incluso nas páginas de destino que mais realizam conversões:

  • Uma headline (título inicial) com o que você está oferecendo;
  • Diversos benefícios da sua oferta;
  • Gráficos simples e muito atraentes;
  • Um formulário para os usuários colocarem seus nomes, e-mails e seu telefone;

6. Busque conectar todos os elementos do seu funil de vendas no marketing digital

Para ter sucesso com a estratégia de funil de vendas, precisa conectar todos os elementos para que quando o usuário se inscrever no formulário, receber seus e-mails e suas sequências de mensagens corretamente.

 

7. Crie estratégia para direcionar o usuário pra pagina de destino

Existem diversas formas gratuitas e pagar para conseguir bons resultados com essa estratégia. Então, busque testar diferentes abordagens para verificar qual funcionará melhor:

  • Produza conteúdos relevantes nas suas redes sociais;
  • Incentive seus leads a compartilharem sua oferta com seus familiares e amigos, oferecendo-lhe ainda mais conteúdos gratuitos.
  • Aplique estratégias de SEO com o objetivo de deixar sua página mais visível em mecanismos de buscas, como Google;
  • Invista em tráfego pago em plataformas como Google Ads, Facebook Ads, Pinterest Ads, entre outros.

8. Estabeleça fidelidade/lealdade

Isso significa que um cliente confie em você e o veja como uma solução contínua para todos os seus problemas.

Portanto, deixando-os satisfeitos com seus serviços e produtos, você precisa encontrar formas de garantir que eles continuem leal e fiel a você.

Porém, essa fidelização é a parte mais importante da geração de receitas recorrentes e cliente, e também de alto valor para seu negócio.

Contudo, você pode utilizar o sistema de CRM para registrar e controlar os contatos com os seus possíveis clientes e também melhorar o desempenho de todas as suas campanhas.

 

9. Procure testar e otimizar seu funil de vendas no marketing digital

À medida do crescimento do tráfego, você precisa analisar o resultado da sua página de destino para aumentar ainda mais suas conversões. Portanto, precisa saber quantas pessoas entram na sua página e realmente se inscrevem na sua oferta e, assim, entrando no seu funil de vendas.

Aliás, essa estratégia de funil de vendas no marketing digital lhe garante ter as ferramentas necessárias e indicadores de desempenho para obter excelentes resultados.

Afinal, o funil de vendas no marketing digital é formado por 3 etapas pelas quais o potencial cliente passa para se tornar um cliente, desde do reconhecimento do seu negócio até a realização da compra. Porém, quando é criado corretamente, o funil de vendas aumenta:

  • a visibilidade entre os seus potenciais clientes;
  • o volume dos seus leads qualificados;
  • a receita geral dos seus negócios;

Conclusão

Por fim, atualmente, se você deseja obter uma alta performance em vendas e conseguir fortalecer sua presença digital, o funil de vendas é essencial para construir essa estratégia.

Portanto, agora que já sabe mais sobre o funil de vendas no marketing digital, busque colocar em prática tudo descrito nesse artigo.

Sobre o Autor

Vinicius Lima
Vinicius Lima

Meu nome é Vinicius Lima. Atualmente, sou Assessor de Investimentos credenciado á XP Investimentos. Sou formado em Marketing pela Estácio de Sá e no momento estudo Gestão Financeira pela UNIP.

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