A importância do blog é indiscutível para uma marca e nesse artigo explicarei o porquê.
Afinal, é fundamental ter um blog em qualquer estratégia de marketing aplicada. O blog voltou a ganhar mais popularidade em 2009, com a adoção de muitas explicadas no marketing de conteúdo. Porém, os blogs sempre foram associados a pessoas físicas e, poucos utilizados para gerar receita para as empresas.
Com o avanço da tecnologia, o blog se tornou uma das ferramentas indispensáveis nas estratégias de marketing.
Além disso, o objetivo do blog é estabelecer um relação entre os clientes potenciais e a empresa. Dessa maneira, faz com que possíveis clientes cheguem até seu negócio de forma orgânica, sem precisar investir com anúncios.
Do mesmo modo, o blog oferece um espaço onde a empresa pode compartilhar seus conteúdos relevantes, tendências, atualizações do seu setor e, assim, ser vista como uma referência.
Logo, transmitindo confiança através do blog, a empresa consegue ganhar autoridade e ajuda a influenciar na decisão de compra dos seus leitores.
Porém, para que aconteça isso, é preciso criar uma estratégia bem definida, alinhada com a jornada de compra e à intenção de compra dos clientes potenciais.
O que significa blog?
O termo “blog”, vem de “weblog” que tem o significado de “registro na web”. Esse termo foi criando por John Barger, em 1999, e foi abreviada por Peter Merholz que, fazendo brincadeiras com a palavra weblog, a dividiu em duas partes para fazer a frase “we blog” (em português significa nós blogamos).
Depois disso, os usuários mais comprometidos foram chamados de “bloggers” e, na versão em português, “blogueiros”. Atualmente, existe diversas plataformas, onde você pode criar um blog gratuitamente, como a Blogger, Medium, Behance, entre outras.
Portanto, agora que você já sabe o que significa blog, veja mais sobre a importância do blog para sua marca a seguir:
Quais são as principais vantagens de ter um blog?
Direcionar clientes potenciais para o seu site
O blog é uma ótima ferramenta para criar conteúdos de valor para sua audiência e divulgá-los na internet.
Além disso, ele pode atrair leitores através das plataformas de busca como Google, Yahoo, entre outros. É possível também utilizar seu blog para gerar tráfego para suas redes sociais, por exemplo.
Particularmente, uso o Pinterest para gerar trafego orgânico para meu blog e, assim, aumentar a conversão do meu site.
Conseguir tráfego orgânico
Aplicando SEO em seus artigos do blog, você tem possibilidades maiores de atrair leitores através das plataformas de busca.
Portanto, utilizando as palavras-chave corretamente, é possível ranquear seus artigos nas primeiras posições do Google. Com 2 meses de blog conseguir ranquear meu primeiro site na primeira posição do Google, basta escrever “como criar um pin viral no Pinterest” no Google.
Porém, é muito importante escolher as palavras-chave que tem relação com o conteúdo escrito no seu artigo, para ter bons resultados.
Sempre se lembre, o Google prioriza fornecer conteúdos que as pessoas estão realmente procurando.
Ter autoridade com sua marca e ser referência no setor
Escrever conteúdos que agregam valor para sua audiência fazem com que sua marca vire referência no setor. Quanto mais você criar conteúdo, mas as pessoas o verão como autoridade.
Portanto, busque focar na qualidade dos seus conteúdos e não na quantidade, para assim, aumentar as vendas dos produtos oferecidos no seu blog.
Busque oferecer serviços e produtos
Além de tirar dúvidas e interesses dos seus leitores, o blog permite inserir call to action (chamada para ação) de vendas no momento certo, tornando a venda muito mais natural.
Afinal, você pode relacionar seus conteúdos com os produtos de uma maneira estratégica, mas claro, respeitando todas as etapas do funil de vendas.
Dica importante: insira as CTAs comerciais em conteúdos que sejam ligado às soluções, dessa maneira, fale sobre o dor do leitor ao mesmo tempo oferecendo uma solução.
Gerar credibilidade e confiança é importante para o sucesso das suas estratégias de marketing digital.
Se relacionar com clientes
A importância do blog também é criar uma relação direta com seus leitores. Dessa maneira, o blog ajuda a conectar potenciais clientes com a sua marca e, a partir disso, iniciar um grande relacionamento duradouro.
Junto as estratégias de Inbound Marketing, é possível criar um relacionamento maior com os visitantes e tracioná-lo na sua jornada de compra.
Se lembre sempre que sua audiência precisa estar satisfeita com seus conteúdos para que elas comprem seus produtos. Portanto, busque oferecer opções de compartilhamento nas redes sociais, deixe ativo o espaço para comentários e busque fazer com que o leitor interaja com seus posts.
Conclusão
Por fim, espero que tenham gostado do meu artigo e, agora que já sabem a importância do blog para sua marca, busque fazê-lo o quanto antes.
Para facilitar o seu trabalho para criação de um blog, criei um E-book, no qual dou as principais dicas para escrever um blog de sucesso e seus artigos aparecerem na primeira página do Google.
Em 4 passos simples e práticos, você aprenderá todas as estratégias para criar um blog de sucesso e ter a sonhada liberdade financeira, elas são:
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