O inboud marketing entrou na cena, e dominou os principais veículos de comunicação como propagandas de TV, rádio, outdoor. Atualmente, cuidar da gestão das redes sociais de um perfil é muito importante, pois é a forma da marca se comunicar com seu público-alvo.

Se você não sabe nada sobre inbound marketing, calma, vou contar um pouco sobre ele agora! Bem, inbound marketing significa marketing de atração. Diferente das estratégias do marketing tradicional, na qual invadia o espaço do consumidor.

Portanto, o objetivo do inbound marketing que  é o objetivo atrai-los com conteúdos relevantes que ele realmente quer consumir.

E como aplica essa estratégia de inbound marketing? Existem diversas estratégias de Marketing Digital que podem ser aplicadas nessa área, uma delas é o marketing de conteúdo. E sabe onde as empresas implantam essa estratégia? Em suas redes sociais.

 

gestão de redes sociais

 

O que é gestão de redes sociais?

O gestor de redes sociais é o responsável por criar e estruturar os conteúdos de uma marca na internet. Você deve estar se perguntando nesse momento: então, alguém é pago para ficar no Facebook e no Instagram o dia inteiro?

É por ai, mas quem está pensando que esse trabalho é fácil, está completamente enganado. Afinal, gerenciar as redes sociais de uma marca é uma tarefa muito importante, por isso vem se valorizando ao longo do tempo.

Afinal, para trabalhar com Marketing Digital na internet é necessário tem algumas características especificas. Portanto, para conseguir saber o que é redes sociais e como crescer na área, é preciso investir em habilidades e entender suas atividades para ter resultados.

 

Quais são as principais tarefas de um gestor de redes sociais?

Conhecido também por social media é responsável por gerenciar os conteúdos de uma marca nas mídias sociais.

Essa área de atuação, a cada que passa ganha mais destaque, pois, a comunicação pelas mídias sociais é uma das coisas mais significativas do momento. De acordo com estudos, os brasileiros passam quase 2 horas diariamente nas redes sociais. Ou seja, essas plataformas são excelentes maneiras da marca se comunicar com a sua audiência.

Algumas das funções de um gestor de redes sociais são:

  • Elaborar estratégias para a marca ser mais conhecida;
  • Criar conteúdos;
  • Manter um relacionamento saudável com seu público nas mídias;
  • Analisar suas métricas para ter bons resultados;
  • Pesquisar as thread do momento e fazer conteúdos relacionados a elas;

Como a área de marketing é muito completo e sempre passa por mudanças, para conseguir realizar essas funções juntas é necessário um conhecimento específico, o que os empregadores valorizam.

Porém, um profissional nessa área no inicio da carreira recebe cerca de R$3,645,70 por mês, enquanto um especialista de Marketing Digital pode chegar a ganhar em média R$ 8,429

O guia completo para fazer gestão de redes sociais

Se você sabe tudo sobre seu nicho e já sabe todas as redes sociais onde atuará, está na hora de avançar para o próximo passo: a execução e o planejamento da gestão.

Conhecer sua persona é completamente importante para saber como se comunicar com seus potenciais clientes. Portanto, de nada adiantará se planejar para criar um incrível perfil no Instagram, se não é o que seu público quer consumir.

 

1. Busque pesquisar sobre a concorrência

Você pesquisar como seus concorrentes trabalham é fundamental para qualquer negócio. O mesmo também acontece com a estratégia de Marketing de Conteúdo. Porém, é necessário analisar as táticas dos seus competidores para não cometer seus mesmos erros e também identificas as oportunidades que eles não estão aproveitando.

Não é copiar outras empresas, mas sim se inspirar para ter novas ideias. Além disso, no design e na publicidade, é importante estudar referências para criar algo novo a partir do velho.

 

2. Sempre defina seus objetivos – gestão de redes sociais

Para ter uma excelente produtividade com seu trabalho e, assim, conseguir aproveitar ao máximo todos as mídias sociais, você precisa estabelecer objetivos e metas. Do contrário, ter bons resultados com as redes sociais será bastante difícil.

Abaixo, listei alguns exemplos de metas que você definir:

Contudo, sendo planejador, você conseguirá pensar nas melhores estratégias para atingir todos esses objetivos. Além disso, você pode os alternando com o passar do tempo.

 

3. Buscar produzir conteúdo de qualidade

Existe uma infinidade de informações e conteúdos circulando na web todos os dias. Assim, fica difícil chamar a atenção das pessoas. É por isso que o seu conteúdo precisa ser matador e original, afinal, as pessoas buscam pelo novo a todo o momento.

Para facilitar um pouco o seu trabalho, eu inseri alguns exemplos de conteúdos que normalmente geram muito engajamento nas redes sociais.

Recebemos um “bombardeio” de informações diariamente com excelentes conteúdos. Desse modo, fica muito mais difícil ter a atenção das pessoas . Por isso, o seu conteúdo precisa gerar muito valor para sua audiência, afinal, as pessoas estão sempre procurando por algo a todo momento.

Para facilitar seu trabalho, deixei alguns exemplos de conteúdos que costumam gerar mais engajamento nas redes sociais.

  1. Instagram: além de postar sobre seus produtos, você pode criar Reels realizando tutoriais mostrando como usar os produtos. Pode produzir conteúdos interativos no Story, como caixa de perguntas, enquetes, perguntas, entre outros;
  2. Facebook: Aproveitar o alcance dessa rede social para divulgar os artigos do seu blog, publicar o catálogo dos seus produtos e também postar vídeos dinâmicos;
  3. Linkedin: busque compartilhar seus post do blog com frequência e também divulgue vagas da sua empresa;
  4. Pinterest: Atualmente, é a minha rede social favorita, onde você pode postar pins criativos tornando-os virais. Pode fazer vídeos tutoriais com assuntos específicos;
  5. Youtube: Faça reviews dos seus produtos e dê dicas relacionados a sua área. Busque parcerias com Youtubers para atrair novos clientes para sua marca.

 

4. Crie um calendário editorial – gestão de redes sociais

Se não manter uma consistência, não terá bons resultados nessa área. Portanto, é preciso criar um calendário editorial próprio.

Planeje seus dias de acordo com o que você postará. Por exemplo, todas as segundas você postará sobre sobre estratégias de marketing de conteúdo, nas quintas postará Stories interativos.

Além disso, educará seus seguidores a sempre esperarem por determinado conteúdo em um dia específico, isso ajudará a aumentar seu engajamento. Portanto, esse método é uma ótima estratégia e muito usado por especialistas em Marketing Digital.

Para gerenciar suas tarefas utilize o Google Agenda.

 

5. Crie uma ótima identidade visual

A identidade visual é o conjunto de elementos de design que compõem sua marca. Ela é composta de tipografias, cores, formas e também o slogan da marca.

Se você ainda acha que uma identidade visual sem resume em uma logo, está muito enganado. Afinal, manter uma feed organiza atrairá seus potenciais clientes pela sua preocupação em deixar seu perfil mais atraente.

Desse modo, aplica a identidade visual da marca todos os dias. Logo, trará os seguintes resultados:

  • Um destaque maior para seu canal ou feed;
  • Mais fácil reconhecimento da sua audiência;
  • Valorização da sua marca;
  • Criará uma personalidade para sua marca;

 

6. Invista sempre em tráfego pago – gestão de redes sociais

Se você busca resultados em menos tempo, investir em anúncios pagos é uma excelente opção. Afinal, essa estratégia ajudará a melhorar seu crescimento orgânico e aumentar seus resultados.

Mas para ter bons resultados com tráfego pago, você precisará entender melhor sobre as métricas de Marketing Digital. Além disso, você tem a opção de segmentar o seu público, conseguindo criar campanhas mais otimizadas e precisas.

 

7. Veja os melhores horários para postar

Fazer suas postagens nos melhores horários faz diferença no ambiente digital. Portanto, para aumentar seu engajamento, você precisa sabe quando seu público está ativo. Portanto, veja semanalmente o insight do Instagram para agendar suas postagem para o horário certo.

De acordo com pesquisas realizadas pela Sprout Social, abaixo são os melhores dias e horários para postar conteúdos:

  • Instagram: às 2h, 8h ou 17h, nos dias de semana;
  • Linkedin: às 12h ou às 17h, de terça a quinta;
  • Pinterest: das 14h às 21h no sábado;
  • Facebook: qualquer dia das 9h às 15h;

 

Conclusão

Por fim, como você pode notar, existe um grande trabalho quando falamos em redes sociais. Sem falar também que esses são apenas alguns passos do processo. Invista em conhecimento que terá ótimo resultados com a gestão de redes sociais.

Até a próxima.

 

 

Sobre o Autor

Vinicius Lima
Vinicius Lima

Meu nome é Vinicius Lima. Atualmente, sou Assessor de Investimentos credenciado á XP Investimentos. Sou formado em Marketing pela Estácio de Sá e no momento estudo Gestão Financeira pela UNIP.

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