Para conseguir gerenciar sua carteira de investimentos, é preciso observar diversos aspectos como liquidez, rentabilidade, prazos e riscos. Umas das ferramentas para realizar essa gestão de forma eficiente é conhecendo a duration dos títulos, ou seja, conhecer o prazo médio de retorno dos seus valores investidos.

Além disso, a duration auxilia na avaliação do risco da sua carteira e, também proporciona uma visão de fluxo de recebimento das suas aplicações. Por isso, é muito importante conhecer o que é a duration para conseguir aplicá-la aos investimentos de maneira correta. Abaixo, entenderá como tudo isso funciona na prática.

 

o que é duration

 

O que é duration?

Duration de um título é o prazo que leva para recuperar o valor investido mais os juros. Dessa maneira, quanto maior for a duration do título, mais tempo o investidor levará para receber o valor investido que aplicou. Da mesma forma, quanto menor for a duration, mais rápido receberá o seu investimento.

De maneira prática, na tradução simples dessa palavra, é a “duração” do seu investimento.

No entanto, quando tem títulos com diferentes formas de recebimento e prazos. O cálculo realizado se torna mais complexo, de acordo com a quantidade de papéis que tiver na sua carteira.

Em outras palavras, a duration de um título pode não ser igual ao prazo de vencimento, como veremos a seguir.

 

Qual é a principal diferença entre prazo e duration?

Suponhamos que você tenha adquirido um título prefixado, como o CDB, por exemplo. Você pagou inicialmente R$1.000 pelo título e receberá o valor investido acrescido dos juros em três anos. Nesse caso, a duration e o prazo do investimentos são iguais, ou seja, três anos.

Agora imagine que tenha investido o mesmo valor e pelo mesmo prazo em um Tesouro IPCA+ que paga juros semestrais. Nesse caso, a duration seria diferente do prazo do título, porque você receberá antes parte dos seus rendimentos.

 

Para o que serve a duration?

A duration de um título de Renda Fixa (como CDBs, Tesouro Direto, etc) também representa uma média ponderada do tempo em que o investidor aguardará para resgatar, o valor investido mais os juros do investimento.

Como falei acima, se você receber algum valor em juros (chamados também de cupons) antes do seu vencimento, afetará o cálculo da duration, pois o tempo médio será modificado, uma vez que tenha recebido antecipadamente parte do valor.

O conceito de duration é bastante útil na escolha e na análise de títulos para investir e também para quem quer vender os títulos antes do seu vencimento.

Afinal, quem vende o título antes do vencimento, receberá o valor do papel conforme a marcação a mercado, que é o preço que o título está cotado no dia. Mas se levá-lo até o vencimento, receberá o valor contratado.

Como muitas vezes o prazo e a duration não são iguais, com a duration é possível verificar quanto o investidor perderá se resgatar o título antes do seu vencimento.

Na Renda Fixa, é preciso considerar as diferenças entre os juros pós-fixados e híbridos, que são aqueles que mudam ao longo do tempo, conforme o valor da Selic e da inflação e, os juros prefixados, em que você sabe o rendimento no vencimento.

Como o valor da taxa Selic muda o tempo todo também, o valor dos juros prefixados oscilam para baixo ou para acima até o vencimento. O que afetará seu valor presente.

Mas é importante informar se você levar o título até o vencimento, receberá exatamente aquilo que foi combinado quando comprou o ativo.

 

Como ela pode influenciar nas decisões de investimentos?

Como já vimos, a duration é uma medida de risco de um título em relação ao seu prazo de vencimento e se ele paga cupons semestrais ou não. Dessa maneira, além de analisar a taxa e o tempo, você ganha mais uma medida para verificar se realmente o investimento vale a pena.

Antes de fazer um investimento, fica bem mais fácil decidir se o retorno do título e o nível de risco estão coerentes com os objetivos e o perfil do investidor.

Por fim, note que a duration é bastante útil para os ativos de Renda Fixa, mas não tem nenhuma aplicabilidade na Renda Variável (como Ações, FIIs, etc), pois esses ativos não possuem fluxos previsíveis de pagamentos de cupons e, também prazos de vencimento. Você pode carregar uma ação para sua vida toda, por exemplo.

 

Conclusão

Agora que você já sabe o que é uma duration e como ela pode influenciar nas decisões de investimento. Tome cuidado ao montar sua carteira de investimentos.

Se você almeja começar a investir e não sabe por onde, eu recomendo baixar meu E-book chamado Manual do Investidor.

Nele contém diversas dicas valiosas para você obter sucesso no mercado financeiro e entender melhor sobre educação financeira.

Quer saber um pouco mais? Clique aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

Vinicius Lima
Vinicius Lima

Meu nome é Vinicius Lima. Atualmente, sou Assessor de Investimentos credenciado á XP Investimentos. Sou formado em Marketing pela Estácio de Sá e no momento estudo Gestão Financeira pela UNIP.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo é protegido!!