Antes de tudo, se você está buscando sobre o que é um bloqueio criativo está no lugar certo. Muitos criadores de conteúdo sofrem com o bloqueio de criatividade algum momento. Ainda mais, se você for iniciante e não souber direito por onde começar.

A falta de clareza e ideias são alguns do principais obstáculos no momento de criar estratégias e conteúdos relevantes para sua marca. Além disso, a insegurança e o medo na hora da produção podem “matar a criatividade” e nos impedir de postar nas redes sociais.

Pensamentos como “e se ninguém comentar nas minhas postagens?” “o que eles vão pensar de mim?” “e se eu não conseguir muitos seguidores?” fazem a gente nos sabotar antes de começar nossos projetos.

A grande verdade é que nós só iremos aprender fazendo, praticando e errando. Contudo, sempre digo que produção de conteúdo é muito teste e treino. Afinal, você precisa fazer postagem para entender o que está funcionando para seu negócio e seu público. Porém, se você não postar nada, como você vai qualificar e aprimorar mais seus conteúdos?

 

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8 passos para quebrar o bloqueio criativo e melhorar a sua produção de conteúdo

 

Bem, há diversas coisas que você pode realizar para evitar o bloqueio criativo para escrever. Primeiramente, você precisa conhecer bem o seu negócio e depois definir algumas coisas essenciais. Vamos ver esse passo a passo?

 

1. Saiba qual é o seu nicho de mercado para evitar o bloqueio criativo

Se você souber exatamente qual é o seu nicho e seu subnicho, ficará mais fácil de organizar sua linha editorial, que é o nosso próximo passo.

O nicho é uma área especifica que a sua marca pode atuar dentro do mercado, enquanto o subnicho é uma segmentação mais específica dentro dessa área. Procure nichar seu negócio, pois, quanto mais ele ser é melhor, atualmente as pessoas procuram especialista em uma área e não generalistas.

Por exemplo, o seu negócio é do nicho de Moda e seu subnicho é Moda Inverno. Aliás, se quiser pode nichar ainda mais, sendo um subnicho de Moda Inverno Plus Size. Outro exemplo, pode ter um nicho de Marketing e o seu subnicho pode ser Pinterest Marketing  ou ter um subnicho mais especifico de Pinterest Marketing para Artistas. Deu para entender?

Contudo, uma dica é escolher vários subnichos dentro do seu nicho. Muitas pessoas se perguntam se pode criar conteúdo de maquiagem em um perfil de sobrancelhas. Mas se o nicho for de Beleza, não tem nenhum problema. Afinal, esses são assuntos do mesmo nicho, não é?

 

2. Defina a sua linha editorial

Ao conseguir entender melhor qual é o seu nicho e seus subnichos, ficará mais fácil para organizar a sua linha editorial. Então, você precisa selecionar quais serão os assunto principais e o temas que abordará no seu perfil do Instagram.

Pense o seguinte:

  • Que tipos de dicas meu público quer saber?
  • Quais são as necessidades e dores do meu público-alvo? O que posso fazer para inspirá-los?
  • O que pode entreter meu público? Jogos interativos? Memes?
  • Quais serão minhas estratégias para vender meu produto para meu público?

Ao responder todas essas perguntas, você saber os conteúdos que precisa produzir para seu público-alvo no Instagram. Desse modo, “Perderá” o bloqueio criativo, pois, já terá diferentes tipos de conteúdos com diferentes objetivos para postar no seu perfil.

Sempre busque pensar no seu público-alvo e em que ele quer consumir. A partir daí, você precisa criar conteúdos inspiradores, educativos, de vendas e de entretenimento.

Lembre-se que desses 4 tipos de conteúdo acima, apenas o conteúdo de vendas e o educativo são obrigatórios, pois, nem todos os públicos gostam de inspiração e entretenimento.

 

3. Determine os formatos de conteúdo para evitar o bloqueio criativo

Saiba quais seriam os melhores formatos de conteúdo que você conseguiria trabalhar e tem mais familiaridade. Desse modo, ficará mais fácil de na criação de conteúdo e evitará o bloqueio criativo. Pergunte-se:

  • Prefiro criar minhas arte no Photoshop, Canva ou em um outro aplicativo?
  • Meus vídeos serão no formato IGTV ou Reels?
  • Prefiro criar meus stories escrevendo ou falando?

4. Busque pesquisar referências

Essa etapa de pesquisar referências do seu nicho é essencial para obter bons resultados e evitar o bloqueio criativo. Pois, você buscará inspiração com essas referências para criar seus conteúdos.

Procure consumir todos os tipos de conteúdo que te interessem e possam te ajudar na inspiração, como filme, arte, literatura, fotografia, entre outros. Busque se inspirar fora de área de marketing e respirar em novos ares.

O Pinterest é uma boa fonte de inspiração, tanto para procura de outros temas e conteúdos de marcas. Além disso, você pode ler sites sobre criatividade, ouvir um podcast…

 

5. Realize atividades criativas no seu dia a dia para evitar o bloqueio criativo

Quando estamos com o bloqueio criativo, o que você pode fazer é parar sua atividade no momento e começar um nova atividade. Contudo, realizar tarefas criatividades podem te ajudar a relaxar, te divertir e estimular seu cérebro para fazer conexões inusitadas.

Abaixo deixei algumas atividades que ajudarão a desenvolver ainda mais seu lado criativo: 

  • Pintura;
  • Fotografia;
  • Colagem;
  • Escrita criativa – contos, poesias, crônicas;
  • Culinária
  • Decoração criativa

 

6. Aplique técnicas de criatividade

O que muitas pessoas não sabem é que depois das etapas de pesquisar referências e consumir conteúdos, há uma fase muito importante: a etapa das técnicas de criatividade. Afinal, você precisa ir em busca de uma ideia e ela não chegará “do nada” nossa cabeça.

De acordo com estudos, existem quatro fases para o acontecer o surgimento de uma ideias. São elas:

  1. preparação: consiste no estudo acerca de um tema;
  2. incubação: o tempo em que a ideia é formulada dentro da nossa mente, de um modo despercebido;
  3. iluminação: é quando a ideia chega na nossa consciência,
  4. verificação: ocorre no ato de “checar” se a ideia é realmente boa.

Umas das melhores técnicas de criatividade conhecidas é o mapa mental. Com ele, você poderá iniciar um processo criativo ao escrever sobre um tema central no meio de um folha. A partir desse tema, você poderá ir conectando ideias parecidas com esse tema. Você verá ao pensar nas ideias similares, automaticamente irá pensar em novas ideias por causa do poder da associação.

 

7. Interaja com seu púbico e pergunte para eles para evitar o bloqueio criativo

Uma ótima estratégia para ter mais ideias é perguntar para a sua audiência o que eles gostariam de ver no seu perfil. Dessa maneira, você consegue entender melhor quais são os tipos de conteúdos que interessam a sua persona. Recomendo fazer isso através da caixinha de pergunta, pois, assim os seus seguidores poderão sugerir os assunto e você poderá interagir com eles.

Antes de abrir a caixinha de pergunta, procure escrever alguns exemplos nos seus Stories para que seus seguidores tenham alguma ideia do que podem responder. Portanto, é muito importante exemplificar alguns temas ou assuntos antes.

Porém, se seu perfil é novo e ainda não tem muitos seguidores, pode perguntar para os seus amigos! Mesmo eles não sendo seu público-alvo, eles podem te ajudar com alguns insights. Outra dica boa é tirar ideias dos comentários de outras pessoas nas suas postagens.

 

8. Pratique bastante!

Por fim, lembrando que praticar bastante pode te levar à perfeição. Portanto, não fique se apegando muito aos conceitos como “precisa ficar tudo perfeito” “quero ter resultados incríveis no primeiro mês”, porque não existe isso! Você precisa ir criando seus conteúdos, analisando quais estão dando certa, e principalmente ter paciência.

Já existem diversas marcas de todos os nichos possíveis e se destacar no Instagram não é moleza. Afinal, ninguém cria o perfil hoje e semana que vem tem uma chuva de interações. Dessa maneira, não busque ficar se comparando com outras pessoas.

Contudo, agora você já sabe o que fazer quando ter bloqueio criativo para escrever seus conteúdos. Comece hoje testando todas essas dicas para verificar quais delas funcionam melhor no seu processo criativo. E depois, me conta nos comentários quais delas te ajudaram mais!

 

 

 

Sobre o Autor

Vinicius Lima
Vinicius Lima

Meu nome é Vinicius Lima. Atualmente, sou Assessor de Investimentos credenciado á XP Investimentos. Sou formado em Marketing pela Estácio de Sá e no momento estudo Gestão Financeira pela UNIP.

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