Quando um investidor inicia com as suas aplicações financeiras cometem alguns erros comuns. Sendo assim, preparei uma lista desses principais erros para que possa entendê-los e evitar ter prejuízos com seus investimentos.
Um dos principais erros que investidores iniciantes cometem é não diversificar os investimentos da sua carteira entre setores. Além disso, o que eu mais vejo é pessoas falando que estudar sobre o mercado financeiro é uma perda de tempo, mas como você terá assertividade no que investir sem conhecer? Pense nisso!
Enfim, nesse artigo falarei sobre os erros que as pessoas cometem, mas também falarei com solucioná-los, mas isso não deve ser uma recomendação de investimentos, só para deixar claro para vocês.
Os principais erros que os investidores iniciantes comentem
Esses são os erros que os investidores costumam cometer e lendo esse artigo até o final conseguirá evitar repeti-los.
1 – As pessoas costumam subestimar os investimentos de Renda Fixa
O primeiro erro que os investidores iniciantes comentem é não dar valor para investimentos de renda fixa. Muitas pessoas começam a investir no mercado financeiro visando apenas o lucro, focando apenas em ativos financeiros de renda variável e não na segurança financeira com os de renda fixa.
Se pararmos para pensar em relação as referências que muitas pessoas possuem, elas vêm dos filmes que costumam retratar a emoção de investir no mercado de ações, mas nunca falam sobre a renda fixa.
Porém, investir em renda fixa é ter uma previsão quanto renderá seus investimentos anualmente e que resulta em poucas perdas financeira. Com isso, causa menos emoções que aplicar seu dinheiro na renda variável.
Mas analisando o mercado financeiro, o Ibovespa anualizado, conseguimos notar que, por muitas vezes, a renda variável avança mais rápido que a renda fixa.
Dessa maneira, vendo o crescimento da bolsa de valores, os investidores iniciantes acreditam que isso acontecerá em sua carteira.
No entanto, precisamos considerar muitos fatores. Primeiramente, a bolsa de valores é feita de ciclos, isso significa que terá momentos que ela estará em alta e outros estará em baixa.
Outro ponto importante é lembrar que muitas pessoas perdem dinheiro no mercado financeiro, pois elas não aplicam dinheiro no momento de baixa, mas sim quando as ações estão caras.
2 – Seguir dicas alheias é um dos principais erros que os investidores iniciantes cometem
Atualmente, com a internet existem diversas formas de você entender sobre um determinado assunto, em sites, com diversos criadores de conteúdos, em canais do Youtube.
Porém, isso tem suas vantagens e desvantagens, pois existem muitas pessoas compartilhando seus conhecimentos de formas diferentes.
O que não pode acontecer é seguir esses conselhos cegamente, sem entender primeiramente sobre o seu perfil de investidor.
Investir seu dinheiro sem entender seu perfil é um “dar tiro no pé”.
Por exemplo, se você possui um perfil conversador, no qual visa segurança e aplica seu dinheiro em ações que são voláteis, você não terá estômago para deixar seu dinheiro aplicado nelas durante muito tempo.
Ou seja, as vezes essa estratégia que o criador de conteúdo comentou para você, pode fazer sentido para ele e não para você.
Você precisa aplicar seu dinheiro visando seus objetivos, necessidades e seu perfil de investidor, para ter resultados mais assertivos e alinhados a você.
3- Não diversificar está entre os principais erros que os investidores iniciantes cometem
Como nossos pais sempre falam “nunca coloque todos os ovos em uma cesta só”. Com os investimentos é a mesma coisa, você precisa diversificá-los para diluir os riscos e potencializar seus ganhos.
Entender os principais setores do mercado financeiro e colocar uma porcentagem do seu dinheiro em cada um deles é fundamental.
Já que quando um setor desvalorizar, sua carteira não será tão impactada se aplicar a estratégia de diversificar seus investimentos.
Conclusão
Portanto, agora que sabe os 3 principais erros que investidores iniciantes cometem, não repita-os para conseguir chegar na sua liberdade financeira o quanto antes.
Mas se almeja começar a investir e não sabe por onde, eu recomendo baixar meu E-book chamado Manual do Investidor.
Nele contém diversas dicas valiosas para você obter sucesso no mercado financeiro e entender melhor sobre educação financeira.
O objetivo desse E-book é ajudar os brasileiros ter mais consciência e melhorar a relação com seu dinheiro. Se você pesquisar dados mais de 70% dos brasileiros estão endividados no Brasil, você quer continuar no meio de estatística para o resto da vida ou furar a bolha e conquistar sua independência financeira?
Quer saber um pouco mais? Clique aqui.
Sobre o Autor
0 Comentários