Com avanço do Marketing Digital, o gestor de tráfego é uma peça valiosa e essencial dentro de uma empresa.

Contudo, nesse post irei te mostrar o que é um gestor de tráfego pago e como você pode ser tornar um. Essa profissão é umas das mais promissoras e requisitadas em Marketing Digital.

Mas, muitas pessoas nao conhecem essa profissão ainda. Apesar de ser buscada por muitas empresas, nem todas sabem o que faz um gestor de tráfego pago e o que é.

Se você quer tirar todas as suas dúvidas sobre a área de gestão de tráfego. Leia o post até o final, pois, você vai encontrar todas as informações que necessita sobre a profissão.

 

 

O que é um gestor de tráfego pago?

 

O gestor de tráfego pago é um profissão que tem como finalidade definir os objetivos das campanhas de uma empresa. Sendo assim, direcionando e administrando os recursos disponibilizados para criação das campanhas da empresa.

Portanto, esse profissional tem como objetivo segmentar o público, avaliando suas principais palavras-chaves. Também, precisa realizar testes A/B, fazer analises das campanhas e identificar o que está dando certo e errado em uma campanha.

Ou seja, o trabalho do gestor de tráfego está relacionado com o aumento de vendas da empresa. Pois, através das suas estratégias de Marketing Digital, organização e analise de uma campanha. Sendo assim, pode resultar no potencialização dos resultados de uma empresa.

Existe diversas estratégias que o gestor de tráfego pode ajudar uma empresa. Ele pode aumentar o número de leads com mais visitar no seu site, assim, resultando mais vendas. Por ele ter um visão mais estratégica e por saber criar uma campanha que gere resultados.

Além disso, aumentando a número de visitas no site, aumenta também a visibilidade da marca. Com isso, conseguindo realizar mais vendas.

Ele é o responsável por implementar e organizar estratégias para um projeto especifico. Também, para quais canais de comunicação será criada as campanhas.

 

Vale a pena ainda ser gestor de tráfego?

A busca das empresas por gestores de tráfegos capacitados está crescendo muito ao longo dos anos. Pois, ele vai gerar um resultado bons, em pouco tempo.

Além disso, muitas empresas estão migrando para mercado digital e a concorrência está aumentando. Sendo assim, necessita cada vez mais de profissionais para criar estratégias para empresa ter resultados.

Também, algumas redes sociais não estão tendo muito alcance com o tráfego orgânico. Pois, a maior renda vem através das publicidades pagas.

Sendo assim, a resposta para a pergunta acima já está clara.

Com o aumento da publicidade paga, é ainda mais essencial e valioso ser um gestor de tráfego pago.

Aqui tem algumas vantagens de ter um gestor de tráfego pago em uma empresa:

  • Diminuir os gastos da empresa
  • Ter mais clientes
  • Aumentar o número de vendas
  • Explorar outras oportunidades

 

Como é o dia a dia de um gestor de tráfego pago

 

Agora que já sabe o que é um e como ser um gestor de tráfego pago. Eu vou mostrar todas as funções e plataformas que um gestor de tráfego utiliza no seu dia a dia.

Anteriormente, eu já havia dito que o gestor de tráfego trabalhando criando e otimizando anúncios, verificando suas palavras-chaves, analisando todas as campanhas, segmento o público-alvo e realizando testas para aumentar o número de vendas.

Sendo assim, o gestor de redes sociais tem como objetivo aumentar o engajamento e o número de seguidores, com isso, as vendas da empresa que solicitou seu trabalho. O gestor de tráfego pago, tem a finalidade de potencializar a marca, aumentando número de visitar no site e assim o número de vendas.

Sendo diferente do tráfego orgânico que busca as melhores estratégias para ter uma boa posição no Google. O tráfego pago nao necessita disso, dependendo da otimização e da qualidade da sua campanha, ela pode chegar a ser o primeiro site quando o futuro cliente realizar uma pesquisa.

 

Principais funções de um gestor de tráfego

A principal função de um gestor de tráfego é criar campanhas em plataformas de anúncios, como Facebook Ads e Google Ads.

Contudo, esse profissional acompanha as métricas das campanhas e cria relatórios demonstrativos. Também acompanha os valores gastos dos anúncios, otimiza as campanhas, cria estratégias para aumentar o número de leads, produz planos de ação para bater a meta e verifica os resultados propondo melhorias.

Veja abaixo os tipos de gestores de tráfego ou com qual você mais se identifica.

 

Tipos de gestor de tráfego

 

Como as empresas começaram a entrar no mercado digital e viram que isso é necessário para sua sobrevivência. Ela entenderam também que tem diversas redes sociais para potencializar sua marca ainda mais. Assim, conseguem se aproximar do seu público.

Sendo assim, foi criada a área de gestão de tráfego. Mas existe diferentes tipos de atuações no mercado, onde o gestor de tráfego pode trabalhar, elas são:

 

Gestor de Tráfego do Google Ads

É o profissional de gestão de tráfego que cria anúncios direcionados ao Google, na plataforma Google Ads. Ele aplicará estratégias para que o site do seu cliente esteja na primeira opção no resultados de busca do Google, através de publicidade paga.

Logo, para que algum site esteja nas melhores posições do Google precisa estruturá-lo bem e aplicar estratégias.

A função do profissional é criar anúncios para posicionar o site nas primeiras opções. Sendo assim, trazendo mais leads para o site, transformando os leads em clientes e realizando mais vendas.

Ou seja, sua função é potencializar os resultados da empresa por um valor baixo.

 

Gestor de Tráfego do Facebook Ads

A sua funcionalidade é criar estratégias para direcionar seu público-alvo para as redes sociais da empresa. Para que isso aconteça, o gestor de tráfego tem que estudar bem o público que vai direcionar seus anúncios. Também, determinar os valores das campanhas para que tenha resultados com valores baixos.

Além disso, a função do gestor de tráfego é aumentar o engajamento da rede social e assim realizando mais vendas.

Os anúncios da plataforma Facebook Ads serve para o Facebook e o Instagram.

 

Gestor de tráfego do Youtube Ads

O Youtube fica apenas atrás do Google, em relação das maiores plataformas de pesquisas do mundo, segundo a segunda colocada.

Sendo assim, essa plataforma tem ótimo potencial para criação de anúncios. Portanto, conseguindo atrair leads e vender seus serviços ou produtos.

Com o gestor de tráfego, a empresa pode aproveitar as oportunidades que o Youtube oferece para realizar mais vendas.

Basicamente, o profissional criará vídeos persuasivos para postar junto a campanha. Sendo exibidos antes ou depois dos vídeos dos criadores de conteúdos do Youtube.

Os anúncios no Youtube pode aparecer em diferentes formas, fixado embaixo do vídeo, nenhuma tela pequena retangular durante a exibição do vídeo e assim vai.

 

Gestor de Tráfego do Twitter Ads

O twitter sendo uma plataforma visualizada por milhões de pessoas diariamente é uma ótima oportunidade para criar anúncios.

O profissional também pode criar publicidade paga na plataforma, mas ela tem características diferente das outras.

No Twitter Ads, o gestor pode escolher dois tipos de lance: o máximo ou o automático. O tipo de lance ideal vai depender do projeto que a empresa está relacionada.

Trabalhar realizando anúncios no Twitter Ads, aumenta o engajamento da marca e aproxima o lead dela, resultando em mais vendas.

Quanto ganhar um profissional da área?

Para que um gestor de tráfego vive da profissão, tem que estudar bastante, se qualificar, buscar experiências com clientes oferecendo seus serviços.

Trabalhando para apenas um cliente, você nao vai conseguir ter a renda para se sustentar.

Sendo assim, para você que nao trabalhar ainda na área, aconselho a aprender a criar estratégias para você mesmo, antes de tentar criar para outras empresas.

Depois desse processo de aprendizado, que pode demorar de 2 meses a 6 meses. Você vai em busca do seus primeiros clientes.

Seu objetivo é conseguir um cliente, primeiramente e gerar resultados para ele. Com isso, você realizando um bom trabalho, ele pode te indicar para outras pessoas também. Ou você correr atrás de novos clientes, para aumentar sua cartela de clientes.

Nao acha que realizando uma campanha ou trazendo resultado para um cliente você “vai nadar no dinheiro”. Tudo é um processo e com aumento do número de clientes, vai aumentar sua renda mensal também.

Existe muitos profissionais capacitados na área e são esses que as empresas buscam. Então, quando conseguir um cliente, dê valor ao seu trabalho e faça um bom trabalho.

O valor do mercado que você pode começar ganhar é de 300 a 500 reais por cliente. Com você mostrando resultados, esse valor pode ir aumentando com o passar do tempo.

Quanto mais resultados mostrar, mais será seu valor no mercado.

Há pessoas que nao trabalham para empresas e ganham uma boa renda por mês, como autônomo.

Porém, para que você consiga lidar com todos os clientes. Você vai precisar contratar alguma pessoa para te ajudar.

 

 

O que precisa saber para se tornar um profissional?

Primeiramente, precisa de conhecimentos ligados ao Marketing Digital. Também, você pode ter ser dedicado anos a outra profissão e agora decidir em ser um gestor de tráfego.

Um gestor de tráfego ganha muito bem, dependendo do seu cliente e da empresa que trabalha, é claro. Mas essa é a profissão do futuro, com o passar do tempo, as empresas vão buscar ainda mais profissionais no mercado.

Para se tornar um ótimo profissional, você precisa ir em busca de conhecimento e se preparar bastante pro mercado. Pois, como o interesse das empresas tem aumentado, o número de concorrentes com você também aumentam.

Portanto, eu te aconselho a fazer cursos, ter mentorias com professores renomados. Faça de tudo, para ter uma boa performance e depois disso procure seu primeiro cliente.

Um gestor de tráfego pode trabalhar de carteira assinada, como freelancer, pode montar seu agencia e assim vai.

Mesmo nao recebendo bem no inicio na carreira, o importante é que está adquirindo experiência.

As principais habilidades para ser tornar um profissional na área são:

  • Saber criar campanhas que tenham resultados
  • Ter habilidade de Copywritting
  • Saber criar criativos para seus anúncios
  • Dominar todas as plataformas de anúncios, como o Facebook Ads, Google Ads e outras mais
  • Ter um ótimo conhecimento em tráfego pago
  • Saber estratégias para gerar leads e vendas
  • Saber como fazer os Testes A/B
  • Saber analisar suas campanhas para depois otimizá-las

 

 

Curso de Gestor de Tráfego

Portanto, você sabe o que é, o que faz e como faz a gestão de tráfego. Mas, ficou alguma dúvida de como começar seus estudos?

Então, eu vou te recomendar o curso de gestão de tráfego que eu fiz para conseguir meus primeiros resultados e ser um gestor de trafego pago.

O curso MDU Mapa do Dinheiro Online é um curso de gestão de trafego completo, nele você vai aprender do básico ou avançado. Além disso, nesse curso de gestão de trafego vai aprender sobre Copywritting, Dropshipping, Criar seu infoproduto e muito mais.

É um treinamento completo para quem quer ser um afiliado de sucesso, um gestor de tráfego ou até mesmo os dois juntos.

Por fim, se você quer saber mais sobre o curso MDU, clique aqui ou no banner abaixo.

 

 

 

 

Conclusão

A melhor maneira de começar atuando na área é se empreendedor. Faça cursos, assistas palestras, tenha mentorias. Se dedique bastante no seu aprendizado.

Quanto mais habilidades e conhecimentos você tiver, mas você vai se destacar no mercado.

 

 

 

 

Sobre o Autor

Vinicius Lima
Vinicius Lima

Meu nome é Vinicius Lima. Atualmente, sou Assessor de Investimentos credenciado á XP Investimentos. Sou formado em Marketing pela Estácio de Sá e no momento estudo Gestão Financeira pela UNIP.

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