Os fundos de investimentos imobiliários (FIIs) é o queridinho de muitos brasileiros que querem começar a investir em renda variável e buscam uma renda passiva.

Os FIIs são focados no setor de imóveis e quem desejar adquirir as cotas dessa modalidade, é essencial que você saiba o que é o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários, mais conhecido como IFIX.

Através desse indicador terá um termômetro do desempenho dos fundos imobiliários o ajudando a tomar as melhores decisões.

Esse indicador é o termômetro da performance dos fundos imobiliários o ajudando a tomar as melhores decisões. Desse modo, entender como ele funciona pode ajudar na análise para escolher as melhores alternativas.

Acompanhe esse artigo até o final para entender o que é, como é calculado e também outras informações sobre esse indicador.

 

ifix

 

O que é IFIX?

Existem algumas maneiras de analisar a performance dos ativos financeiros antes de você investir. Uma forma muito utilizada pelos investidores experientes é a partir dos índices de mercado.

Portanto, é essencial que entenda sobre eles para saber como o mercado está reagindo às diversas mudanças. Para chegar a alguma conclusão, precisa usar indicadores em conjunto e saber interpretá-los com discernimento e clareza.

Dessa maneira, o IFIX busca representar a performance média dos fundos imobiliários que possuem as cotas negociadas na B3, bolsa de valores brasileira. O IFIX é o principal indicador para os investidores que tenham interesse em começar a investir em FIIS.

 

Como o IFIX funciona?

Dessa maneira, o IFIX busca representar a performance média dos fundos imobiliários que possuem as cotas negociadas na B3, bolsa de valores brasileira. O IFIX é o principal indicador para os investidores que tenham interesse em começar a investir em FIIS.

Esse indicador demonstra o retorno total dos fundos, considerando a distribuição de dividendos e também todos os aspectos relacionados ao preço de negociação deles.

Dessa maneira, o IFIX é para o mercado de FIIS assim como o Índice Bovespa está para o mercado de ações. Ou seja, esses são indicadores principais nos seus ambientes.

Como você já sabe, o IFIX serve para entender como o mercado de fundos imobiliários negociados em bolsa está reginaldo a diversas mudanças. Com isso, ele contribui para ajudar o investidor mostrando como está o desempenho dos FIIs em um intervalo de tempo.

 

Como é calculado o IFIX?

Em tempo real é realizado o cálculo do IFIX, conforme são negociadas as contas dos fundos que compõem a carteira.

Além disso, os fundos imobiliários que têm o maior peso influenciam de maneira mais decisiva na oscilação desse índice.

Através desse documento em PDF, você pode consultar toda a metodologia do IFIX, de acordo com a bolsa de valores brasileira, a B3. Existem três exigências que o fundo precisa cumprir para compor o IFIX:

  • Não possuir classificação como “penny stock”, ou seja, ter seu preço da sua cota inferior a R$1,00;
  • Estar presente em, pelo menos, 60% dos pregões ao longo das suas últimas 3 carteiras;
  • Apresentar nas suas últimas 3 carteiras, 99% da soma dos indicadores do Índice de Negociabilidade por descrente em conjunto.

 

Quando esse índice é modificado?

Os ativos quem envolvem o portfolio do IFIX podem perder ou ganhar valor no mercado e, portanto, perder participações nesse índice.

O índice é modificado a cada 4 meses, como uma maneira de diminuir o impacto das oscilações do ativos motivadas pela sua volatilidade.

Nesse período de mudança, todos os fundos que estão dentro do índice são reavaliados e aqueles que estiverem fora dos critérios exigidos são retirados. 

Portanto, outros FIIs que atenderem aos fatores podem ser incluídos.

 

Porque você precisa acompanhar o IFIX?

Se você tem interesse em investir em FIIs e não analisar esse importante índice antes, pode causar diversas frustrações. Lembre-se, é de acordo com ele que você pode tomar as melhores decisões para investir em ativos mais consistentes.

Sem acompanhá-lo, você não terá uma visão completa do mercado de fundos imobiliários. Para quem é investidor iniciante, significa investir em um fundo que não está alinhado com as suas expectativas, por exemplo.

Além disso, pode perder diversas oportunidades no mercado por não conseguir reconhecer um cenário adequado aos investimentos. Se não tiver acesso a informações necessárias, aumentam as chances de cometer erros.

Para saber os fundos que compõem o IFIX, basta clicar aqui.

 

Conclusão

Por fim, entender o funcionamento do IFIX terá uma visão ampla do mercado de fundos imobiliários, para tomar as melhores decisões.

Se você almeja começar a investir e não sabe por onde, eu recomendo baixar meu E-book chamado Manual do Investidor.

Nele contém diversas dicas valiosas para você obter sucesso no mercado financeiro e entender melhor sobre educação financeira.

Quer saber um pouco mais? Clique aqui.

Sobre o Autor

Vinicius Lima
Vinicius Lima

Meu nome é Vinicius Lima. Atualmente, sou Assessor de Investimentos credenciado á XP Investimentos. Sou formado em Marketing pela Estácio de Sá e no momento estudo Gestão Financeira pela UNIP.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo é protegido!!
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Como posso ajudar?