Existem muitos desafios que o investidor iniciante precisará enfrentar para ter sucesso nas suas aplicações financeiras no longo prazo.

Portanto, a tomada de decisão para realizar um investimento não é tida de um dia para outro. Você precisa evitar momentos de empolgação e dúvidas, focando apenas nas pesquisas e conversas.

Os principais desafios para o investidor conseguir os resultados são:

  1. O que posso estar perdendo por não escolher outro caminho?
  2. Será que no futuro conseguirá os ganhos desejados?
  3. Estou tomando a melhor decisão para as minhas finanças?
  4. Qual é o risco que minha carteira de investimento está correndo no momento?
  5. Qual é o valor que posso investir mensalmente para montar minha reserva de emergência?

Essas e outras perguntas passaram na cabeça do investidor iniciante que quer começar a investir do zero.

Por isso, decidi responder algumas questões que precisarão ser superadas ao longo da sua jornada em busca de lucros altos e com uma carteira de investimentos bem diversificada.

 

investidor iniciante

 

Os 8 principais desafios do investidor iniciante

investidor inicianteOs principais desafios de um investidor iniciante são aqueles primeiros passos da jornada de investidor que precisa ser superado por ele.

Abaixo, vamos entender mais sobre todas essas dificuldades e como você pode superá-las.

 

1 – Os conselhos que você deve seguir

Muitas pessoas pensam que o Mercado Financeiro é baseado em apenas ações, pedir conselhos de como começar a investir do zero é primeira coisa que o investidor fará. Seja para um amigo, colega ou parente que já tem uma certa experiência em aplicações financeiras e isso pode ser muito frustrante.

Dessa maneira, para realizar investimentos mais assertivos, precisa conhecer melhor o perfil de investidor e ter claro quais são todos os seus objetivos.

Com a exceção dos especialistas financeiros, que provavelmente farão uma análise mais aprofundada sobre cada caso, aceitar um conselho de qualquer pessoa sem realizar uma avaliação pode ser o primeiro passo para a perda de dinheiro.

Aquela dica que você recebe sobre ativos de renda fixa pode ser muito frustrante para os investidores que têm um perfil menos conservador e, também, o aposto é válido.

Portanto, aplicar seu dinheiro em ações, pode gerar um desconforto se o cliente busca por modalidades que pregam mais segurança, como o CDB ou títulos do Tesouro Direto.

Para que você tome as melhores decisões, elas precisam ser bem embasadas. Por isso, colete todas as visões e opiniões sobre o assunto, leia artigos em blogs que falam sobre economia e, depois, tome suas decisões.

 

2 – Não realize investimentos na empolgação

Aquele dinheiro economizado após longos anos de trabalho ou aquele recurso que você pega quando é demitido de uma empresa que trabalha há anos, empolgam qualquer um.

O primeiro passo para investir esse dinheiro é buscar opções diversificadas, como dizia meu avô “nunca ponha todos os ovos em uma cesta só”.

Além disso, é muito importante tomar cuidado com o excesso de empolgação por ter aquele dinheiro na sua conta.

Aquele ativo que todos estão investindo no momento, com ganhos que fazem brilhar os olhos, pode fazer pessoas perderem muito dinheiro em curto prazo de tempo.

Investir todos os seus recursos em apenas uma aplicação é um outro erro bastante comum feito por investidores iniciantes empolgados com o objetivo de ganhar dinheiro rápido.

Contudo, todos os investimentos do Mercado Financeiro tem seus prós e contras, também precisa de um esforço inicial do cliente para conhecer eles. Tomar decisões precipitadas podem gerar perdas e frustrações significativas de recursos.

 

3 – Não pode exagerar na confiança

Terceiramente, ter confiança é importante no Mercado Financeiro, Mas, como tudo na vida, exagerar pode trazer resultados negativos.

No Brasil, com um histórico de instabilidade econômica e politica, excesso de confiança pode significar muitas frustrações em um futuro próximo.

A confiança cresce de acordo com os conhecimentos e as experiências que acumulamos, como qualquer ação na vida.

Porém, no caso de um investidor inicial, precisa tomar cuidado ao realizar seu primeiro passo com tudo que já falei aqui: sempre busque informações e realize uma avaliação baseada no seu perfil de investidor e em todos os seus objetivos.

Mesmo assim, nunca deixe de investir, pois seu dinheiro parado não significa apenas uma perda de valorização, mas também a redução do poder de compra, por causa da inflação.

 

4 – Não fique pessimista quando algo der errado

Como você não deve abusar da confiança, também não deve se abalar com resultados negativos em curto prazo.

Contudo, no Mercado Financeiro é completamente normal uma ação ou um fundo imobiliário sofrer uma desvalorização, de uma hora pra outra.

Ter uma preocupação quando o planejamento não toma um rumo desejado também é normal, no entanto, no mercado de investimentos, essa é uma possibilidade e não podemos ficar pessimistas só porque isso aconteceu.

Como já falei aqui, antes de realizar qualquer tipo de investimento mais arriscadoo, procure ter uma reserva de emergência e, também, saber os objetivos das suas aplicações e dos riscos da sua carteira de investimento.

Por isso, priorize realizar uma divisão de aplicações entre curto, médio e longo prazos.

Então, se o resultado do momento é negativo, não desanime e continue realizando seus investimentos.

 

5 – Nunca tome decisões por impulso

Como vocês já devem saber, confiança e empolgação em excesso podem gerar muitas decisões por impulso. Mas a pergunta que deve estar na sua cabeça, deve ser “Mas por que não agir com agilidade se tenho certeza de um retorno favorável?”

Primeiramente, tirando alguns ativos em renda fixa e com a rentabilidade prefixada, é bastante difícil saber o retorno de uma aplicação financeira.

Nos ativos de renda variável, essa certeza não existe. Por isso, comprar aquela ação que todo mundo está comprando por causa do valor baixo ou investir em um fundo mais arrojado, não significa que terá bons resultados.

Minha recomendação é sempre levantar informações sobre os ativos que quer investir e fazer um planejamento.

Realizando um ótimo planejamento, permite que você tenha liberdade nas suas tomadas de decisões consideradas mais arriscadas. Mas claro, tudo será feito dentro de uma margem estudada com antecedência e permitida.

Nos seus investimentos em renda variável, de repente pode ter perdas momentâneas, mas você deve encará-las como um potencial de retorno, já que a volatilidade dos ativos representam também oportunidades de crescimento de patrimônio.

 

6 – Avalie corretamente os riscos da sua carteira

Você precisa ter em mente sempre a necessidade de avaliar corretamente todos os riscos antes de investir.

O conceito de riscos de investimentos está ligado a muitas variáveis, que podem atingir menor ou maior grau.

Por exemplo, quando alguém compra um imóvel, é provável que o interessado procure-o em uma área valorizada, de modo que em pouco tempo o apartamento ou casa esteja valendo mais do que o valor investido.

Pode acontecer, que um pouco tempo depois o imóvel esteja valendo menos, por conta de uma desvalorização do bairro.

Para surpresa, pouco tempo depois o imóvel está valendo menos, por conta de uma desvalorização do bairro.

Esse exemplo mostra com clareza que o interessado fez uma pesquisa pouco precisa, uma vez que a desvalorização de um bairro em curto tempo é um movimento pouco provável de acontecer.

Os tipos de riscos em investimentos são: liquidez, de mercado, de crédito, operacional, entre outros.

Além disso, esses riscos servem para todas as aplicações financeiras, porque todos podem proporcionar ganhos, mas acontecendo uma mudança no cenário econômico brasileiro podem gerar um efeito contrário ao desejado. Por isso, tenha muita atenção na medida,

 

7 – Tenha metas claras e objetivas

O ponto chave para se tornar um excelente investidor é o conhecimento. Com metas claras e objetivas, sabendo também o que buscar no momento de aplicar seus recursos é um dos grandes segredos de ganhos.

E essa avaliação é muito particular, não existe uma regra para elas.

As metas de um amigo, colega ou familiar não são as mesmas que as suas, cada um tem um objetivo na vida. Ou seja, as soluções que cada pessoa encontra para investir, mesmo que sejam rentáveis e positivas, podem não se encaixar com seu perfil de investidor. E ainda pior, gerar sofrimentos desnecessários pela falta de resultados concretos.

Portanto, tenha claro o que você almeja para saber como e para quem pedir ajuda. De nada adiantará pedir ajuda a um assessor de investimento, se nem você sabe o que quer como resultado, sendo um investidor iniciante.

 

8 – Tome cuidado com os “gurus financeiros”

Esse aqui é apenas um cuidado extra. Provavelmente, no Instagram ou no YouTube você já viu algum “especialista” vendendo certas mágicas de ganhos.

“Ganhe R$500 mil até os 40 anos”, “Invista nesse ativo e ganhe 500% de lucro”, ou outras coisas desse mesmo modelo que são vendidas na internet como verdades absolutas, mas, muitas vezes, não são operações financeiras tão simples assim.

Alguns especialistas vendem fórmulas que podem funcionar em apenas casos muito específicos, por isso, sempre observe com cautela todas essas soluções mágicas.

Mas mesmo se o caso não for de realizar uma consulta com um desses “gurus”, é bom sempre estar com olhos atentos a todos os especialistas consultado. Pesquisar e ouvir sempre mais de uma análise é o recomendado, mas, sempre antes das consultas, precisa fazer seu dever de casa.

Portanto, ter em mente a segurança sobre o seu valor inicial e aportes periódicos, retornos almejados em curto, médio e longo prazos, metas objetivas e claras são algumas das informações que sempre precisam estar na ponta da língua.

Dessa maneira, nunca se deixará levar pelos conselhos mágicos e impossíveis de serem realizados, mesmo sendo investidor iniciante.

 

 

Conclusão

Por fim, agora que já sabe de alguns desafios que terá que passar como investidor iniciante. Comece a estudar o quanto antes e tenha em mente suas metas.

No entanto, para os investidores iniciantes, criei um e-book chamado Manual de Investidor, que fala sobre a mentalidade que precisa ter para investir, os termos mais usados, entre outras coisas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

Vinicius Lima
Vinicius Lima

Meu nome é Vinicius Lima. Atualmente, sou Assessor de Investimentos credenciado á XP Investimentos. Sou formado em Marketing pela Estácio de Sá e no momento estudo Gestão Financeira pela UNIP.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: Conteúdo é protegido!!