imComo sempre falo, a forma que você trata seu dinheiro é de acordo com as suas experiências e crenças. Para construir um patrimônio sólido, precisa mudar sua mentalidade.

Acompanhe o artigo até o final para entender todas as 5 atitudes que precisam ser repensadas.

 

construir patrimônio

1 – Gastar mais do que ganha

Existem 3 tipos de pessoas no mundo: a que gasta mais do que ganha, a que gasta tudo que ganha e a que gasta menos que ganha. Qual é o seu perfil?

Se você está entre os dois primeiros perfis, não existe possibilidade de ficar rico um dia. Mas entendo que tem pessoas que não ganham altos salários, e, por esse motivo estão nesses primeiros perfis. Mas também existem pessoas que só estão neles porque nunca fizeram um planejamento financeiro.

O grande problema é que muitas pessoas se acostumam a gastar 100% do que ganham. Dessa maneira, fica bem difícil sair do lugar que está.

Outro problema que a classe média possui, é que quanto maior o salário, à medida que a pessoa evolui na carreira, começa a ajustar o estilo de vida dela para o novo salário.

 

Mas como posso mudar o estilo de vida e gasta tudo?

No primeiro mês que recebeu o salário já procura mudar aos poucos seu estilo de vida. Mas no quarto mês, você já pensa que está rico, antes bebia um vinho de 50 reais, já passa a beber um de 100 reais, já muda para um carro mais caro e, assim, vai mudando mais ainda.

Depois vendo esses novos ajustes que fez na sua vida, observa que está faltando dinheiro para pagar suas contas. Mas há alguns meses atrás, você conseguia viver com metade do seu salário atual.

Como falei, existem pessoas que ganham 1 salário mínimo por mês, só dela conseguir pagar todas suas contas para sustentar sua família, fica um pouco mais difícil de fazer um planejamento financeiro e começar a investir. 

Mas pessoas que ganham bem e mesmo assim gastam muito dinheiro, precisam repensar com o que gastam para conseguir chegar à sua independência financeira.

O que pode ser feito é anotar seus gastos. Logo, descobrirá para onde está indo o seu dinheiro e, assim, com o tempo irá eliminando seus gastos desnecessários.

Se ficar esperando ganhar mais para começar a economizar, você nunca vai começar, porque quando ganhar mais vai arrumar desculpas para gastar mais.

Se quiser uma planilha gratuita para organizar seu orçamento mensal, basta clicar aqui.

 

2 – Parar de estudar

Depois que concluímos a escola, muitas pessoas focam em fazer a faculdade para futuramente começar a trabalhar. Quando consegue o emprego que almeja, para de estudar e foca apenas no trabalho.

Você chega em casa depois de um longo dia de trabalho, a última coisa que pensa é em estudar. Você quer encontrar sua namorada, jogar videogame ou beber uma cerveja com seu amigo, entre outras coisas.

Mas isso é ótimo, você precisa de um tempo para descansar, mas o problema é quando você se acostuma com esse ciclo vicioso. Dessa maneira, você desacostuma a aprender.

Com isso, você está fadado a permanecer no mesmo lugar que está pro resto da vida.

Mas uma pergunta que quero fazer para você, há quanto tempo você não aprende algo novo? responde para você.

A única possibilidade de ficar rico de maneira simples é ganhando na Mega-Sena ou sendo herdeiro, de resto precisa fazer por onde para chegar lá.

Porém, não pode sair estudando qualquer coisa, precisa estudar sobre algum assunto técnico sobre o seu setor.

Por exemplo: se você é um social media e quer ganhar mais, precisa estudar sobre as tendências do mercado e novas estratégias de Marketing Digital.

Outro fator importante, não adianta apenas aprender na teoria, precisa colocar em prática os ensinamentos para se desenvolver. 

Treino é treino, prática é prática, leitura é leitura e teoria é teoria.

 

3 – Culpar os outros pelos seus problemas

Isso é um pensamento muito comum entre as pessoas, se algo deu errado no seu trabalho, coloca culpa no seu chefe ou no seu amigo de trabalho.

Se tudo na sua vida tem um culpado e não é você, como você resolverá isso?

Sempre busque analisar as coisas que deram errado tirando a responsabilidade das outras pessoas, se perguntando “por que isso aconteceu?”… Verá que tudo que deu errado é 100% responsabilidade sua.

Quando as pessoas não conseguem desapegar desse tipo de pensamento, isso pode ser uma questão de terapia.

Tem dias que acordamos e parece que tudo dar errado, podemos pegar um trânsito absurdo em um dia de uma reunião importante, acabando atrasando 1h e você foi demitido. Isso não deveria acontecer, mas pode acontecer com qualquer pessoa.

Normalmente, nos colocamos em diversas situações desagradáveis que às vezes estão fora do nosso controle, como saindo a noite podendo ser assaltado, isso não é bom mas pode acontecer. Mas colocar a culpa sempre no mundo pelos seus erros é algo que não pode acontecer.

A ideia aqui é mostrar que a sua vida deve estar sob seu controle, se deixar sua vida sob controle do mundo, você terá pouco estímulo para resolver seus problemas. 

Por isso, mesmo quando for alguém que errou, arruma um jeito de se culpar, que você passará por esse problema com mais facilidade.

Senão, você ficará com aquele momento para sempre na sua cabeça “Aquele foi um momento muito importante, mas alguém me atrapalhou.”

Deixar de culpar os outros pela a sua derrota, talvez seja algo difícil de fazer. Mas você precisa ser feito, para você seguir em frente.

 

4 – Ter uma mentalidade fixa

Pessoas que possuem uma mentalidade fixa, acreditam que só tem sucesso em algo se você já nasceu com essa habilidade. Ou seja, não há como ter desenvolvimento se não existe um talento ao que se está disposto a realizar.

As pessoas que têm esse tipo de mentalidade, também tendem a ter menos sucesso financeiro, menos sucesso académico, menos sucesso nas suas relações, porque elas não estão dispostas a investir tempo naquilo que elas não são boas.

Para saber se você tem uma mentalidade fixa te pergunto, você prefere ser o melhor aluno numa turma que só tem pessoas medianas ou o pior aluno numa turma cheia de gênios? Responda com sinceridade para você.

Se você está num grupo de pessoas que são mais inteligentes do que você, você sempre vai buscar se desenvolver para chegar no mesmo nível que elas. Isso seria uma pessoa com mentalidade de crescimento.

Se você está na turma onde você é o melhor, você entrará na zona de conforto e não ligará para se desenvolver, você já sabe que é o melhor. Isso seria uma pessoa que possui a mentalidade fixa.

Com a mentalidade de crescimento, você tem vontade de aprender a superar os sentimentos de inadequação ou incapacidade diante dos obstáculos, reconhecendo neles uma oportunidade de evoluir.

 

5 – Não realizar investimentos

Economizar dinheiro é bom, mas conhece o poder dos juros compostos? Isso é excelente.

Se você apenas junta 300 reais por mês, durante 25 anos, teria R$72.060,68.

Mas você pega esses 300 reais por mês e investe durante 25 anos, com uma rentabilidade de 8% ao ano, teria R$155.894,76.

Deu para ver a diferença de apenas economizar e de investir? Mas eu coloquei 300 reais por mês, imagina se fizer um planejamento financeiro e consegue investir mais, quanto dinheiro você teria em 25 anos? Pense nisso.

 

Conclusão

Depois de ler esse artigo, espero que repense nas suas atitudes para conseguir construir patrimônio o quanto antes e, assim, chegar à sua independência financeira.

Se você almeja começar a investir e não sabe por onde, eu recomendo baixar meu E-book chamado Manual do Investidor.

Nele contém diversas dicas valiosas para você obter sucesso no mercado financeiro e entender melhor sobre educação financeira.

Quer saber um pouco mais? Clique aqui.

Sobre o Autor

Vinicius Lima
Vinicius Lima

Meu nome é Vinicius Lima. Atualmente, sou Assessor de Investimentos credenciado á XP Investimentos. Sou formado em Marketing pela Estácio de Sá e no momento estudo Gestão Financeira pela UNIP.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo é protegido!!