Primeiramente, se você está começando a investir agora ou já investiu, procurando noticias relacionadas aos seus investimentos já deve ter visto o nome “taxa Selic”.
Quase sempre quando começam as discussões sobre finanças, economia e investimentos falam sobre a tal da taxa Selic. Com o tempo parece que em um grau, tudo está relacionado com ela.
Mas sim, isso é verdade. A taxa Selic influencia as finanças de uma família, por exemplo, pois com os juros ela impacta quando alguém pega um empréstimo ou faz um financiamento.
Além disso, ela mexe nos seus rendimentos em títulos públicos, na poupança, no seu dinheiro investido e em muitas outras aplicações.
Por exemplo, em dezembro de 2022, a taxa Selic se manteve em 13,75% ao ano
Se quer saber mais sobre a taxa Selic, para que ela serve e como pode impactar seus investimentos, acompanhe esse artigo até o final!
O que é taxa Selic?
Selic é a taxa básica de juros da economia, ela influencia todas as taxas de juros do Brasil, como as de retorno em aplicações financeiras ou também cobradas em financiamentos ou empréstimos.
Mas qual é o significado da Selic?
A sigla Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia, um sistema que é administrado pelo Banco Central em que são negociados os títulos públicos federais. Todas as taxas médias registradas nas operações desse sistema diariamente equivalem à Selic.
E quem determina o valor da taxa Selic?
É o Comitê de Política Monetária do Banco Central, mas conhecido como Copom, que decide o valor da taxa. Ele se reúne a cada 45 dias para estabelecer se a taxa Selic diminui, aumenta ou se mantém estável.
Para que a taxa Selic serve e como ela pode impactar seus investimentos?
A Selic é um dos principais elementos da estratégia de política monetária no Brasil, que está baseado num sistema de metas de inflação.
Essa taxa foi criada em 1999, ele tem como objetivo de adotar medidas para conseguir manter a inflação dentro de uma faixa fixada periodicamente analisada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), composto pelo presidente e ministros do Banco Central.
Existem duas variações da taxa: a mais conhecida pelos brasileiros, se chama Selic Meta. Essa é a taxa básica de economia do país que também serve de parâmetro para algumas outras taxas praticadas no mercado.
A taxa Selic é essencial por diversos fatores. Um deles é que, quando a taxa aumenta, ela controla a inflação ajudando a desacelerar nossa economia.
Quando acontece o movimento contrário, quando ela baixa, ela provoca um aquecimento na economia estimulando o consumo.
A taxa menos conhecida é a Selic Over, essa taxa é praticada quando uma instituição financeira faz um empréstimo para outra instituição e, para dar garantia, utiliza títulos públicos adquiridos no Banco Central.
Como a taxa Selic afeta suas finanças?
Saber sobre a Selic é essencial para os brasileiros que querem entender melhor como funciona a economia no nosso país, pois suas variações não afetam apenas os investidores, mas sim toda população.
Entenda melhor como ela afeta suas finanças:
Impacto no nível de consumo
Quando os financiamentos e empréstimos ficam bem mais caros, naturalmente o nível do consumo do país tende a diminuir, já os preços dos produtos e serviços aumentam. Por isso, uma elevação na taxa Selic causa uma redução das compras. Mas na situação contrária, quando a taxa Selic caiu, o consumo de produtos e serviços costuma aumentar.
Impacto nos créditos
A Selic é a referência para todas as linhas de crédito. Quando ela está elevada, a tendência é de que os financiamentos e empréstimos fiquem bem mais caros, ou seja, as instituições financeiras e bancos cobram juros mais altos em quem realizar essas operações. Mas quando a Selic diminui, os juros de crédito ficam bem mais baratos.
Impacto nos seus investimentos
De maneira geral, a elevação da Selic beneficia todos os investimentos de renda fixa. Pois, eles oferecem suas remunerações baseada nos juros. Esse é o caso dos CDBs emitidos pelos bancos, debêntures, títulos públicos do governo federal, entre outros. Todos esses papéis tendem a ter uma rentabilidade maior, quando a Selic está em alta. Da mesma maneira, quando a taxa diminui, a rentabilidade diminui.
Conclusão
Agora que já sabe o que é a Selic, para que serve e como ela pode impactar suas finanças, já é um grande passo para começar a investir.
No entanto, para os investidores iniciantes, criei um e-book chamado Manual de Investidor, que fala sobre a mentalidade que precisa ter para investir, os termos mais usados, entre outras coisas.
Sobre o Autor
0 Comentários